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5 Maneiras Populares de Como Fazer o Jejum Intermitente

O jejum intermitente tem sido muito comentado e discutido nos últimos anos. Não é algo surpreendente, dada a sua popularidade e alegações que causa perda de peso, melhora a saúde e talvez até estenda a expectativa de vida.

Além disso, existem vários tipos e métodos diferentes de praticar o jejum intermitente. Todos eles podem ser eficazes, cabendo a você escolher qual protocolo deseja seguir.

Cada método tem suas próprias diretrizes para o tempo de jejum e o que comer durante a fase de “alimentação”.

Aqui, neste artigo, estão 5 maneiras populares de como fazer o jejum intermitente e os princípios básicos de como eles funcionam.

Vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma delas e ver o que melhor se ajusta às suas necessidades, objetivos pessoais e estilo de vida que são fatores-chave ao escolher um protocolo de jejum intermitente.

1. O Protocolo 16/8

Imagem: Tipos de Jejum Intermitente: O Protocolo 16/8

Este é sem dúvida um dos mais populares protocolo de jejum. Este método também é conhecido como o Protocolo Leangains e foi popularizado pelo especialista em fitness Martin Berkhan.

O Protocolo envolve jejuar todos os dias por 14-16 horas e restringir sua “janela alimentar” diária durante 8-10 horas. Dentro desta janela alimentar, você poderá se alimentar em 2, 3 ou mais refeições.

Fazer esse método de jejum pode ser tão simples quanto não comer nada depois do jantar e pular o café da manhã.

Por exemplo, se você terminar sua última refeição às 20h e não comer até as 12h do dia seguinte, estará tecnicamente em jejum por 16 horas entre as refeições. Simples não?

É geralmente, recomendado que as mulheres façam jejum entre 14 a 15 horas, porque elas teriam melhores resultados com jejuns ligeiramente mais curtos.

 » Leia mais a respeito: O Jejum Intermitente para Mulher » Quais os cuidados ao praticar?

Para as pessoas que ficam com fome de manhã e gostam de tomar o café da manhã, pode ser difícil se acostumar com isso no início.

No entanto, você pode beber café e outras bebidas não calóricas durante o jejum, e isso pode ajudar a reduzir os níveis de fome.

Um detalhe muito importante, ao realizar o jejum intermitente, é consumir alimentos saudáveis durante a sua janela de alimentação.

Isso não funcionará se você consumir alimentos sem qualidade (ex: fast-food) ou comer demais e obter quantidades excessivas de calorias.

Uma boa sugestão, é adotar uma Dieta Low Carb, durante seus intervalos do jejum, pois esta dieta promove alimentos altamente saciantes, que vai te ajudar a se manter em jejum.

Um detalhe sobre o método 16/8, que o próprio Martin Berkhan, recomenda caso você estiver treinando durante o jejum, é o uso de “suplementos:” BCAAs, antes ou durante o treino, para ajudar na manutenção muscular.

 » Leia mais a respeito: Jejum Intermitente e Suplementos » Posso usar ou eles quebram o meu jejum?

2. Dieta 5:2 — Jejum 2 vezes por Semana.

Imagem: Como Fazer Jejum Intermitente - Dieta 5:2

Outro método bem popular é a Dieta 5: 2 criada pelo Dr. Michael Moseley, que envolve jejuar em dois períodos de 24 horas por semana, ou seja, realizar o jejum intermitente 2 vezes na semana.

Durante as 24 horas em jejum, os homens são instruídos a comer 600 calorias e as mulheres a 500 calorias, apenas.

Os outros 5 dias restantes da semana, aconselha-se a comer normalmente.

Por exemplo, você pode se alimentar normalmente todos os dias na semana, exceto às segundas e quintas, onde você irá consumir duas pequenas refeições, sendo 250 calorias por refeição para mulheres e 300 para homens.

Estas pequenas refeições nos dias de jejum, pode tornar o jejum mais suportável para algumas pessoas e uma boa parte do jejum intermitente é feito enquanto dorme.

3. Eat-Stop-Eat (Coma-pare-coma)

Imagem: Como Fazer Jejum Intermitente - Eat-Stop-Eat (Coma-pare-coma)

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A metodologia Eat-Stop-Eat, criado pelo especialista em fitness Brad Pilon, determina um ou dois dias por semana em que ficará completamente em jejum.

Ou seja, durante um período de 24 horas, aonde somente bebidas sem calorias são aceitáveis consumir.

Por exemplo, poderá tomar chá, café, água com limão, sem açúcar ou adoçante, mas nada de comer alimentos sólidos.

O método é bem simples, se você terminar o jantar na segunda às 19h e não comer nada até o jantar do dia seguinte às 19h, você fez um jejum completo de 24 horas.

Você escolhe qual o melhor horário para aplicar o jejum, pode jejuar do café da manhã para o café da manhã ou do almoço para o almoço.

O resultado será o mesmo, escolha o horário mais fácil para encaixar em sua rotina.

No entanto, algumas pessoas podem achar difícil jejuar por períodos completos de 24 horas, sem consumir nenhum alimento.

Por isso, requer uma autodisciplina para aplicar este protocolo e terminar as 24 horas completas sem desistir.

4. Jejum em dias alternados

Imagem: Eat-Stop-Eat (Coma-pare-coma)

Outro método, também conhecido, é o jejum intermitente em dias alternados, ou seja, alternar um dia de jejum com um dia de alimentação.

Existem várias versões dessa modalidade e muitos estudos realizados sobre o jejum intermitente e os seus benefícios para a saúde usaram alguma versão do Jejum em dias alternados.

Autoridade sobre o assunto, a Dra. Krista Varady autora do livro “The Ervery Other Day Diet”, afirmar que quando as pessoas jejuam todos os dias, elas experimentam um efeito de redução da fome no dia da alimentação.

A Dra. Krista Varady também recomenda:

  • Durante o dia em jejum faça uma refeição de 400-500 calorias (mulheres) ou de 500-600 calorias (homens), de preferência na hora do almoço. Nos dias de alimentação, poderá comer o que quiser.
  • Pratique exercícios físicos moderadamente pela manhã, cerca de 40 minutos após o exercício, as pessoas ficam com fome, então é melhor que elas se exercitem e logo em seguida, possam fazer uma refeição.
  • Tomar bebidas quentes sem açúcar entre as refeições nos dias de jejum e beber uma bebida quente, especialmente à noite, leva o corpo a pensar que você teve uma refeição pequena e quente e ajuda a reduzir a fome, segundo Varady.

Apesar disso, jejuar durante dias alternados, pode ser bastante extremo, caso você seja iniciante deve ser observado de preferência com orientação de um profissional adequado.

5. A Dieta do Guerreiro: Jejum durante o dia e uma enorme refeição à noite.

Imagem: Como Fazer Jejum Intermitente - A Dieta do Guerreiro

A Dieta do Guerreiro foi criado e popularizada por Ori Hofmekler, este protocolo de jejum, envolve basicamente um jejum por 20 horas todos os dias e durantes as noites realizar grandes banquetes dentro de uma janela de 4 horas comendo

Durante o jejum, você pode comer algumas porções pequenas de vegetais crus ou frutas, suco fresco ou alguma proteína.

Esta dieta também enfatiza escolhas alimentares que são bastante semelhantes a uma dieta paleo – alimentos naturais e não industrializados, açucarados ou processados.

Esse protocolo também sugere a prática de atividade física mesmo durante o jejum. Porém é preciso muito cuidado, pois praticar atividade física em jejum sem o devido preparo, podem causar hipoglicemia, desmaios e outros problemas.

Caso você opte por realizar esse protocolo, comece aos poucos e não faça longos períodos de jejum, caso se sinta mal não force o jejum, pare imediatamente.

Escolha um Método de Jejum Intermitente Adequado a Você!

Imagem: Escolha um Método de Jejum Intermitente mais adequado a você e colha todos os seus benefícios!

Sabemos que é um mito que as pessoas precisam comer a cada poucas horas, para alcançar a boa forma ou para a manutenção da massa muscular.

O corpo humano é bem preparado para lidar com períodos sem se alimentar ou perder uma ou duas refeições de vez em quando.

Por isso, a popularidade do Jejum Intermitente, aonde há muitas pessoas obtendo ótimos resultados, aplicando alguns desses métodos. Portanto, se pretende começar esta prática, escolha o método que se ajuste as suas necessidades.

Então, se você decidir experimentar isso, tenha certeza que está Saudável e Apto para iniciar o jejum intermitente e também tenha em mente que precisa se alimentar de maneira saudável para ainda mais resultados.

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