Alimentos que Aceleram o Metabolismo para Queimar Gordura

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Alimentos que Aceleram o Metabolismo » Comer o alimento certo pode ajudar a queimar calorias e Perder Peso. Leia tudo sobre eles aqui…

O sucesso em um Plano para emagrecer não depende apenas de quantas calorias você consome, mas também de como seu organismo funciona através do Metabolismo, ou seja, o modo como seu corpo transforma essas calorias em energia.

E alguns alimentos têm papel fundamental por apresentarem propriedades termogênicas que acabam por acelerar o metabolismo e atuam como auxiliares no combate à obesidade.

Esses alimentos que aceleram o metabolismo também são chamados de alimentos termogênicos, visto que, quando digeridos aumentam a temperatura interna corporal, consequentemente, aumenta o metabolismo.

E assim os termogênicos induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado, com isso queimam mais calorias e ajudam a perder peso e ainda estimulam a digestão e até mesmo preveni certas doenças.

Por isso, o bom metabolismo é fundamental para perder peso e esta ligado diretamente aos alimentos que você consome, então se deseja um metabolismo acelerado para obter um corpo mais sequinho…

Confira a seguir, uma lista dos principais alimentos que aceleram o metabolismo e vão te ajudar a queimar gorduras e ter resultados incríveis!

 

Os Melhores Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Imagem: Os Melhores Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Como vimos, há certos alimentos que aceleram o metabolismo.

E quanto maior o seu metabolismo, mais calorias você queima e mais fácil é manter seu peso ou se livrar daquela gordura indesejada.

Além disso, ter um metabolismo mais rápido também pode lhe dar energia e fazer você se sentir melhor.

Então, veja alguns alimentos que são excelentes para acelerar o metabolismo e queimar a gordura.

 

1. Alimentos Ricos em Proteína aumentam o Metabolismo

Imagem: Alimentos Ricos em Proteína aumentam o Metabolismo

Alimentos ricos em proteínas , como carne, peixe, ovos, laticínios, legumes, nozes e sementes, podem ajudar a aumentar o seu metabolismo.

Esses alimentos fazem que seu corpo use mais energia para digeri-los. Curiosamente, porque precisa trabalhar mais para mastigar e digerir a comida.

Isso é conhecido como o “Efeito Térmico dos Alimentos” (ETA). E refere-se ao número de calorias necessárias ao seu corpo para digerir, absorver e processar os nutrientes das suas refeições.

Algumas pesquisas, também mostraram que os alimentos ricos em proteínas aumentam mais o ETA em até 30% quando comparado aos carboidratos ou gorduras (1).

Além disso, a proteína pode ajudar você a se sentir satisfeito depois que terminar de comer por mais tempo. Essa sensação de saciedade pode evitar excessos e ajudá-lo a comer menos ao longo do dia (2, 3, 4, 5).

Quer Saber mais sobre um Dieta Rica em Proteína? Leia também: Dieta da Proteína para Perder Peso de Forma Saudável

 

2. Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio

Imagem: Comer Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio

Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio desempenham funções diferentes, mas igualmente importantes, para o bom funcionamento do corpo.

Isso porque, todos os três são necessários para o bom funcionamento da glândula tireoide, que regula o metabolismo (6).

Pesquisas demonstraram que uma dieta deficiente em ferro, zinco ou selênio pode restringir a capacidade da glândula tireoide de produzir hormônios, o que pode desacelerar seu metabolismo (7, 8, 9).

E então, para uma função tireoidiana com o melhor de sua capacidade, devemos incluir alimentos ricos em zinco, selênio e ferro como: carne, frutos do mar, legumes, nozes e sementes em nosso cardápio diário.

 

3. Alimentos Picantes Estimulam o Metabolismo

Imagem: Alimentos Picantes Estimula o Metabolismo

Você sabia que a pimenta contêm uma substância chamada “Capsaicina”, que pode impulsionar o seu metabolismo? E assim, aumentar o número de calorias e gorduras que você queima (10, 11, 12).

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Um estudo sobre a capsaicina, em doses aceitáveis, demonstrou que comer pimentas queimaria em torno de 50 calorias extras por dia (13).

E ainda, um outro estudo concluiu que consumir cerca de 2 mg de capsaicina antes de cada refeição pode reduzir o número de calorias consumidas, especialmente de carboidratos (14).

Dito isto, algumas pessoas podem não tolerar a quantidade necessária da capsaicina, ao comer alimentos picantes, para ter um efeito significativo no aumento do metabolismo (15).

No entanto, adicionar a pimenta como tempero à comida, pode levar a uma ligeira vantagem quando combinada com outras estratégias de aumento do metabolismo (16).

 

4. Bebidas que Aceleram seu Metabolismo

Existem bebidas que também aceleram o metabolismo e são ótimas para quem está de dieta e quer perder peso.

Pessoas que querem manter o peso também podem consumir essas bebidas:

Café

Imagem: Beber Café acelera o Metabolismo

Há uma boa razão pela qual você encontrará a cafeína, principal componente do café, na maioria dos suplementos para queima de gordura.

De fato, alguns estudos mostraram que pessoas que consomem ao menos 270 mg de cafeína por dia, ou o equivalente a cerca de três xícaras de café, queimam mais 100 calorias por dia (17).

Outros estudos, relatam que a cafeína encontrada no café pode ajudar a aumentar a taxa metabólica em até 11% (18, 19).

Também pode melhorar o desempenho atlético de várias maneiras, inclusive pela mobilização de ácidos graxos do tecido adiposo (20, 21).

No entanto, tenha em mente que estes efeitos parecem variar de pessoa para pessoa, com base em características individuais, como peso corporal e idade (22, 23).

Chá Verde

Imagem: Chá Verde aumenta o Metabolismo

O Chá Verde é uma bebida saudável, de baixa caloria que possui propriedades que estimulam o metabolismo, ajuda emagrecer e auxilia em várias estratégias de dieta.

O principal motivo é a quantidade de potentes antioxidantes naturais presente neste chá, chamadas de Catequinas. Que são substâncias que ajudam a estimular o metabolismo e favorecer a queima de gordura (24).

Essas Catequinas, estão presentes em maior quantidade no chá verde do que no Chá Preto ou o Chá Oolong (25).

Além disso, o chá verde também possui Cafeína, um estimulante bem conhecido que ajuda queimar gordura e tem demonstrado melhorar o desempenho físico em vários estudos (26 , 27).

A combinação de cafeína e catequinas encontrados no chá podem ter um efeito sinérgico e trabalhar para aumentar o seu metabolismo (28).

Embora o chá verde possa aumentar o metabolismo e a queima de gordura, como é o caso do café, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa.

E pode funcionar ainda melhor quando combinado com outras estratégias para perda de peso.

Leia mais, sobre os muitos benefícios impressionantes do chá verde confira este artigo: “Chá Verde emagrece? Conheça os motivos que Ajudam Perder Peso“.

Água

Imagem: Beber Água Acelera o Metabolismo

Beber bastante água, além de uma ótima maneira de se manter hidratado, ainda pode beneficiar a perda de peso (29).

Isso porque, a água potável também pode aumentar temporariamente o metabolismo por cerca de 24-30% (30, 31, 32, 33).

Os pesquisadores observaram, que cerca de 40% desse aumento é em razão das calorias adicionais necessárias para aquecer a água até a temperatura do corpo (34).

Este efeito de queima de calorias pode ser ainda maior se você beber água fria, pois seu corpo usa energia para aquecê-lo até a temperatura do corpo (35, 36).

Caso deseje mais sabor, você pode espremer o suco de meio limão e misturar em um copo com água, para uma bebida que promove saciedade, hidratação, aumenta o metabolismo e estimula a perda de peso.

LEIA TAMBÉM:  Vinagre de Maçã Emagrece e Ajuda a Perder Peso?

A água com limão também pode ser consumido quente, como chá ou frio com alguns cubos de gelo adicionados para uma bebida fresca e revigorante.

Outra opção particularmente interessante, seria dissolver 2 gramas de pó de gengibre em água quente e beber o que pode ajudar a queimar até 43 calorias a mais do que beber apenas água (37).

O gengibre, bem como a pimenta, tem o poder de elevar a temperatura do corpo, pois ele é um excelente termogênico.

Além disso, esta bebida quente de gengibre também parece diminuir os níveis de fome e aumentar a sensação de saciedade (38).

 

5. Vinagre de Maçã

Imagem: Vinagre de Maçã Aumenta o Metabolismo

O vinagre de maçã pode aumentar o seu metabolismo. Vários estudos mostraram que o vinagre é especialmente útil para aumentar a queima de gordura e também reduzir o acúmulo de gordura na barriga (39, 40, 41).

O uso constante de vinagre de maçã, é relacionado ao aumento do metabolismo e ainda pode ajudar a perder peso de outras formas, como retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a sensação de saciedade (42, 43, 44, 45).

Um estudo realizado em humanos, mostrou que tomar 4 colheres de chá (20 ml) de vinagre de maçã ajuda a consumir até 275 calorias a menos durante o dia (46).

Entretanto, se deseja experimentar o vinagre de maçã, tenha cuidado com o seu consumo diário, antes disso, certifique-se de ler este artigo para evitar efeitos colaterais indesejados: “Vinagre de Maçã Emagrece e Ajuda a Perder Peso?”.

 

6. Óleo De Coco

Imagem: Óleo de Coco ajuda o metabolismo

O óleo de coco, também conhecido como “boa gordura”, está tendo um aumento em sua popularidade nos últimos anos devido ao seu poder emagrecedor.

Isso porque o óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são ácidos graxos que estimulam o metabolismo.

Ao contrário dos outros tipos de gorduras, os TCMs ao serem absorvidos vão diretamente para o fígado se transformar em energia, ao invés de serem armazenados como gordura.

A maioria das “más gorduras” geralmente contêm maiores quantidades de ácidos graxos de cadeia longa e vários estudos mostram que os TCMs podem aumentar a taxa metabólica mais do que as gorduras de cadeia longa (47, 48, 49, 50, 51, 52).

Além disso, outros estudos relatam que uma ingestão diária de 30 ml de óleo de coco pode reduzir com sucesso o tamanho da cintura em pessoas obesas (53, 54).

Normalmente, é recomendável consumir uma quantidade pequena (1 ou 2 colheres de sopa por dia) para evitar desconfortos gastrointestinais, antes das principais refeições.

Mas atenção! O óleo de coco embora tenha inúmeros benefícios, não deixa de ser um óleo rico em gorduras, portanto deve ser consumido com moderação.

 

Alimentos que Aceleram o Metabolismo Funcionam para Emagrecer?

Imagem: Alimentos que Aceleram o Metabolismo Funcionam para Emagrecer?

Primeiramente deve ficar claro que não existem fórmulas mágicas capazes de fazermos perder peso da noite para o dia.

No entanto, existem certos alimentos que podem ajudar a aumentar o seu metabolismo.

Portanto, consumi-los regularmente pode ajudá-lo a queimar mais calorias a cada dia e favorecer a perda de peso.

Não se esqueça que os alimentos podem dar um empurrãozinho para acelerar o metabolismo, mas um bom especialista ou médico será capaz de orientar uma dieta baseada em sua saúde e no que precisa.

Por último, lembre-se que a combinação de alimentação saudável e prática regulares de exercícios físicos ajudam a chegar ao seu objetivo.

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