Imagem: Guia Básico de Cardápio na Dieta Low Carb

Guia Básico de Cardápio na Dieta Low Carb para obter o Sucesso!

Uma Dieta Low Carb é uma dieta com o objetivo de restringir a quantidade de carboidratos que ingerimos em nossa alimentação, portanto, nesta dieta, devemos evitar alimentos açucarados, massas e pães.E optar por ricos em proteínas, gordura saudáveis e vegetais.

Existem muitas maneiras e estratégias diferentes para aplicar a Dieta Low Carb, além de uma dieta muito popular há vários estudos que demonstram ser eficiente para perda de peso, favorecer e melhorar a saúde.

Neste artigo, iremos sugerir um Cardápio Detalhado, para uma Dieta com baixo teor de carboidrato. Exatamente com O Que comer e O Que Evitar e algumas ideias para preparar seu cardápio.

 

Para Planejar seu Cardápio na Dieta Low Carb

Imagem: Para planejar seu cardápio na dieta low carb

Inicialmente vamos destacar alguns pontos importantes ao adotar essa dieta:

  • Os alimentos que você deve ingerir dependem de algumas coisas, incluindo a sua saúde, o quanto você se exercita e quanto peso você pretende perder;
  • Não cometa o erro, ao tentar eliminar de vez, a ingestão ou passar muito tempo sem consumir carboidratos. O propósito do Low Carb é Reduzir e Não Eliminar a ingestão de carboidratos, o que poderia ocasionar problemas em sua saúde.
  • É recomendável, antes de realizar quaisquer mudanças na sua alimentação ou estilo de vida sempre consultar um profissional da área de saúde para uma avaliação no seu estado de saúde ok?

Considere tudo isso como recomendações importantes, feito isso vamos ao que interessa…

O básico do que comer na Dieta Low Carb

Coma: carne, peixe, ovos, legumes, frutas, nozes, sementes, laticínios ricos em gordura, gorduras, óleos saudáveis e talvez até mesmo alguns tubérculos e grãos sem glúten.

Não coma: açúcar, farinha branca, trigo, grãos com glúten que inclui massas e pão, óleos de sementes, gorduras trans, produtos dietéticos com baixo teor de gordura e alimentos altamente processados.

Alimentos que devemos evitar na Dieta Low Carb

Imagem: Alimentos que devemos evitar na Dieta Low Carb

Você deve evitar o consumo destes alimentos, colocados em ordem de importância:

  • Açúcar:
    • refrigerantes, sucos de frutas, agave, doces, sorvetes e muitos outros.
  • Grãos de glúten:
    • trigo, espelta, cevada e centeio. Inclui pães e massas.
  • Gorduras Trans:
    • Óleos “hidrogenados” ou “parcialmente hidrogenados”.
  • Óleos Omega-6 Superiores e Óleos de Vegetais:
    • Semente de algodão, soja, girassol, grainha, milho, cártamo e canola.
  • Adoçantes artificiais:
    • Aspartame, sacarina, sucralose, ciclamatos e acessulfame de potássio. Use Stevia em vez disso.
  • Produtos “Diet” e “Low-Fat” (aquelas besteirinhas tipo lanches rápidos):
    • Muitos produtos lácteos, cereais ou barras, bolachas, biscoitos, etc.
  • Alimentos altamente processados:
    • Se parece que foi feito em uma fábrica, não o coma. Elimine todos alimentos industrializados, açucarados e processados.

Uma ótima Dica para adotar como hábito, é sempre ler a listas de ingredientes dos alimentos antes de comprar, mesmo que sejam rotulados como “alimentos saudáveis”.

Foi Pensando em te proporcionar uma Dieta Equilibrada que compilamos:

A Lista de Alimentos Permitidos na Dieta Low Carb – CLIQUE AQUI

Alimentos que podemos comer na Dieta Low Carb

Imagem: Alimentos que podemos comer na Dieta Low Carb

Você deve basear sua dieta nesses alimentos reais, não processados e com baixo teor de carboidratos .

  • Carne:
    • carne bovina, cordeiro, porco, frango e outros.
  • Peixe:
    • Salmão, truta, sardinha e muitos outros. O peixe fora de cativeiro é o melhor.
  • Ovos:
    • São enriquecidos em Ômega-3 em especial o ovo caipira que chegam a ter o dobro de Ômega-3.
  • Legumes:
    • Espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura e muitos outros.
  • Frutas:
    • Maçãs, laranjas, peras, mirtilos, morangos.
  • Nozes e sementes:
    • Amêndoas, nozes, sementes de girassol, etc.
  • Laticínios com alto teor de gordura:
    • Queijo, manteiga, creme de leite, iogurte.
  • Gorduras e óleos:
    • óleo de coco, manteiga, banha, azeite e óleo de fígado de bacalhau.

Se você precisa perder peso, tenha cuidado com o excesso de queijo, porque eles são fáceis de comer demais. E também atenção as frutas, algumas, com alto índice Glicêmico devem ser evitadas (Abacaxi, banana, manga, melancia, etc).

Não coma mais que um pedaço de fruta por dia se o objetivo for perda de peso, Ok?

Talvez possa comer um pouco mais de carboidratos

Se você está bem saudável, ativo fisicamente e não tem como objetivo principal perder peso, então você pode comer um pouco mais de carboidratos sem comprometer sua dieta.

  • Tubérculos:
    • Batata, batata doce e alguns outros.
  • Grãos sem glúten:
    • Arroz, aveia,
  • Legumes:
    • Lentilhas, feijão preto, feijão, etc.

Lembre-se que para manter sua dieta e usufruir de resultados expressivos, nada de exageros e mantenha a moderação durante seus cardápios.

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Sobre o que Beber

Imagem: Sobre o que Beber

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É muito importante que você não esqueça de beba bastante água, pelo menos 3L, você poderá tomar bebidas sem açúcar ou adoçante, como:

  • Chás – Um chá muito bom é o chá verde, pois aumentam a queima de gordura e estimulam o processo de queima de calorias.
  • Café – A cafeína promove o metabolismo acelerado e a quebra de gordura no organismo. O ideal é tomar de uma a duas xícaras por dia.
  • Bebidas carbonatadas – Sem açúcar, como água com gás. Você também, poderá tomar com o sumo de limão, para estimular os sucos digestivos.

Sobre bebidas alcoílicas, o álcool poderá prejudicar o seu progresso, portanto tente evitar se não puder, opte pelo vinho seco sem adição de açúcar.

Sugestão de Cardápio Low Carb para uma semana

Este é um cardápio sugestivo para uma semana, planejado para o Low Carb. Ele fornece menos de 50g de carboidratos por dia, no entanto, a ideia é servir de exemplo e você poderá ir além dessa quantidade de carboidrato.

Principalmente se é muito ativo em exercícios físicos, ou mesmo, de acordo com o seu objetivo ao está realizando a Dieta Low Carb.

Segunda:

  • Café da manhã:
    • Omelete com vários vegetais, fritos em manteiga ou óleo de coco.
  • Almoço:
    • iogurte natural.
  • Jantar:
    • Peito de Peru, servido com legumes e molho de salsa.

Terça:

  • Café da manhã:
    • Bacon e ovos.
  • Almoço:
    • Filé acompanhado com Salada e 1 colher de sopa de azeite.
  • Jantar:
    • Salmão Grelhado com manteiga e legumes.

Quarta:

  • Café da manhã:
    • Ovos e legumes, fritos em manteiga ou óleo de coco.
  • Almoço:
    • Filé de salmão cortados em cubos com salada e um pouco de azeite.
  • Jantar:
    • Frango grelhado com legumes.

Quinta:

  • Café da manhã:
    • Omelete fritos em manteiga ou óleo de coco.
  • Almoço:
    • Filé de peixe com leite de coco com cenouras e legumes ou verduras no vapor.
  • Jantar:
    • Bife e legumes.

Sexta:

  • Café da manhã:
    • Bacon e Ovos.
  • Almoço:
    • salada de frango com um pouco de azeite.
  • Jantar:
    • costeletas de porco com legumes.

Sábado:

  • Café da manhã:
    • Omelete acompanhado com vários legumes.
  • Almoço:
    • Batido de iogurte integral com frutas e flocos de coco.
  • Jantar:
    • Almôndegas com legumes.

Domingo:

  • Café da manhã:
    • Bacon e Ovos.
  • Almoço:
    • Sopa de frango com vários legumes.
  • Jantar:
    • Coxas ou sobrecoxas de frango grelhado com alguns legumes crus.

Lembre-se de somente incluir vegetais com baixo teor de carboidratos em sua dieta. Para manter a meta de permanecer abaixo ou igual a 50 gramas de carboidratos por dia, há muitas opções de vegetais para isso, poderá também consumir uma fruta por dia ou até mais, desde que, não tenha o índice glicêmico elevado demais para “atrapalhar” sua dieta.

Se você quiser mais exemplos de cardápio, veja:

Imagem: Cardápio 7 dias Dieta Low Carb - Grátis

Novamente, se você é saudável, magro e ativo, você pode adicionar alguns tubérculos como batata e batata doce, bem como alguns grãos mais saudáveis, como arroz e aveia.

Alguns lanches saudáveis e com pouco carboidrato

Embora, há muita discussão em torno do número ideal de refeições, geralmente não ultrapassamos o número de 3 refeições por dia, o que geralmente deixa algumas pessoas satisfeitas.

Mas se você ficar com fome entre as refeições, então aqui estão alguns lanches saudáveis, fáceis e rápido de preparar com baixo teor de carboidratos que irão te saciar:

  • Uma fruta;
  • Iogurte Integral;
  • Um ovo cozido ou dois;
  • Uma Salada com Cenouras;
  • Um punhado de nozes;
  • Queijo e Carne tipo iscas.

Fuja das Lanchonetes e Fast-food!

Imagem: Fuja das Lanchonetes e Fast-foods!

Nós sabemos, é praticamente impossível evitar comer fora de casa, quer seja, no intervalo do trabalho, faculdade ou mesmo para fazer o Social.

Então, sem dilemas, a vantagem dessa dieta é que facilmente conseguimos manter sem dificuldades.

Opte por restaurantes, pois na maioria dos restaurantes, é relativamente fácil fazer as suas refeições com baixo teor de carboidratos.

Esqueça as lanchonetes e fast-food! Seu objetivo agora é uma alimentação saudável!

  1. Encomende um prato principal à base de carne ou peixe.
  2. Peça-lhes para fritar sua comida com manteiga verdadeira se possível.
  3. Troque massas, batatas ou arroz por legumes extra.

Exemplo de Lista de Compras Simples para preparar seu cardápio dieta low carb

Imagem: Exemplo de Lista de Compras Simples para preparar seu cardápio dieta low carb

Uma boa ideia é fazer compras em feiras regionais, ao invés dos supermercados, onde é mais provável encontrar alimentos mais saudáveis.

Lembrando, que esta lista, é apenas um exemplo, não uma regra definitiva a ser seguida, a melhor estratégia para sua dieta é adotar alimentos dentro do padrão Low Carb, aonde você pode facilmente comprá-los.

Com isso em mente, tente sempre evitar os alimentos processados. Planeje sua lista de compras como um valor fixo dentro do seu gasto mensal, afinal, os resultados virão com o tempo para adaptação nesse novo padrão alimentar em sua vida.

Vamos lá!:

  • Carne (carne bovina, cordeiro, porco, frango, bacon);
  • Peixe (peixe gordo como salmão é o melhor);
  • Ovos (caipira são os melhores, se puder);
  • manteiga;
  • Óleo de côco;
  • Banha;
  • Azeite;
  • Queijo;
  • Creme de leite;
  • Iogurte (Integral, sem açúcar);
  • Nozes;
  • Azeitonas;
  • Legumes frescos: verduras, pimentões, cebolas, etc;
  • Legumes congelados: brócolis, cenoura, vários;
  • Molho de salsa;
  • Condimentos: sal marinho, pimenta, alho, mostarda, etc.

Recomendamos retirar de sua despensa todos aqueles alimentos que não trarão benefícios a sua saúde, como: batatas fritas, doces, sorvetes, refrigerantes, sucos, pães, cereais, farinha de trigo e açúcar.

Onde encontrar mais Sugestão de Cardápios Low Carb?

Imagem: Onde encontrar mais Sugestão de Cardápios Low Carb?

Que tal um Guia de refeições com vários exemplos diários de pratos e alimentos adequados à dieta low-carb – para aliar a sua prática do Jejum Intermitente ou combinar com sua estratégia para exercícios físicos, perda de peso, emagrecimento ou boa forma e vida saudável.

O Guia Cardápio Low-Carb contém mais de 56 receitas baixas em carboidratos. Além de outros livros bônus focados:

  • Receitas Especiais para Café da Manhã low-carb,
  • Receitas de Sobremesas low-carb,
  • Receitas de Sucos e Smoothies low-carb,
  • Receitas de Sopas e Caldos low-carb.

Totalizando mais de 95 RECEITAS EXCLUSIVAS. Incluindo a lista de alimentos permitidos, moderados e proibidos, para que você possa se adaptar e montar seu próprio cardápio e realmente aprender como comer de maneira SAUDÁVEL em qualquer lugar que você for. É só clicar na imagem a baixo:

Imagem: Guia Cardápio Low Carb Platinum

Guia Básico de Cardápio na Dieta Low Carb para obter o Sucesso!
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5 pensamentos sobre “Guia Básico de Cardápio na Dieta Low Carb para obter o Sucesso!”

  1. Preciso perder peso urgente, espero que suas dicas possam me ajudar porque já estou cansada de se sentir mal comigo mesma, me desculpe pelo desabafo e obrigada por compartilhar esse conteúdo.

  2. Sou de verdade grato ao o dono deste site que compartilhou este fantástico artigo.
    Eu sou um visitante recorrente deste blog.
    Muito bom!

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