【Chá de Hibisco Emagrece】6 Motivos que Ajudam Perder Peso

Imagem: Chá de Hibisco Emagrece? 6 Motivos que Ajudam Perder Peso

Chá de Hibisco Emagrece? Se você está curioso para saber quais são os benefícios para a saúde deste chá, então este artigo é perfeito para você!

Uma simples pesquisa no Google por “emagrecimento” resultará em inúmeras dicas, suplementos e produtos prometendo ajudar você a perder peso rapidamente.

De suplementos a pílulas de ervas, todas essas “soluções” têm uma coisa em comum: alegações de serem “completamente natural” e ao que parecem boas demais para ser verdade.

Se você está tentando perder peso de forma saudável e a longo prazo, produtos para perda de peso equivocados podem deixá-lo mais confuso e sem saber o que escolher.

Então, a aposta mais segura tem sido e continua a ser produtos integrais e naturais ou compostos “100% naturais”… E de fato, na maioria das vezes são a melhor opção.

Os produtos e alimentos naturais têm sido tradicionalmente usados para manutenção da saúde e vários outros benefícios, incluindo perda de peso.

Nessa questão, o popular Chá de Hibisco, ganha muita atenção por uma série de benefícios para a saúde, além de ajudar a impedir o ganho e o excesso de peso.

Portanto continue lendo este artigo para descobrir todos os detalhes sobre o Chá de Hibisco e porque você deve inclui-lo na sua lista de chás prediletos.

 

O que é Chá de Hibisco?

Imagem: O que é Chá de Hibisco?

O chá de hibisco é um chá de ervas, popularmente conhecido por sua ampla gama de benefícios para a saúde, também possui um sabor azedo e uma cor vermelho rubi bem característico quando preparado.

É feito pela infusão da flor de hibisco, também conhecida como Vinagreira, Roselle ou por nome científico como Hibiscus Sabdariffa. Estas flores são originalmente nativas da África Ocidental, mas agora são encontradas em quase todos os continentes.

Geralmente, por ter um sabor amargo refrescante é adicionado um adoçante ou açúcar ao chá antes de beber para ajudar a remover uma parte de sua acidez e torná-lo um pouco mais doce.

Ele também tem baixo teor calórico, não possuí cafeína e contém uma variedade de antioxidantes, como os flavonoides e as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e ajudam evitar o acúmulo de gorduras.

Para que Serve Chá de Hibisco?

Imagem: Para que Serve Chá de Hibisco?

Vários estudos sugerem que o chá de hibisco estar associado à perda de peso e prevenção contra a obesidade.

Através destas pesquisas, para determinar a eficácia do chá de hibisco, verificou-se que os principais componentes da flor de hibisco são os ácidos orgânicos, antocianinas, polissacarídeos, polifenóis, vários flavonóides e glicosídeos (1, 2).

Estes componentes consumidos ao beber o chá de hibisco, são responsáveis ​​pela redução do peso, redução do colesterol, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

E esses compostos vegetais, ainda atuam com um efeito anti-obesidade para equilibrar o seu metabolismo e facilitar a perda de peso.

6 Benefícios do Chá de Hibisco que Ajuda a Emagrecer

Imagem: 6 Benefícios do Chá de Hibisco que Ajuda a Emagrecer

Beber chá de hibisco regularmente tem se mostrado útil para melhorar a saúde geral do corpo, além de ajudá-lo em sua jornada para emagrecer.

Os benefícios do chá de hibisco para perda de peso são vários e incluem o seguinte:

#1 Reduz a Inflamação

Estudos mostram que os polifenóis do hibisco podem reduzir a inflamação em seu corpo. E níveis aumentados de inflamação no corpo levam ao ganho de peso e à dificuldade em perder peso de duas maneiras:

  1. A inflamação prejudica a função da insulina, o que significa que seu corpo não consegue processar a glicose adequadamente, e isso leva ao ganho de peso (3).
  2. Pessoas com excesso de peso ou com síndrome metabólica têm inflamação crônica. A inflamação crônica pode avançar e, eventualmente, causar doenças como diabetes e doença hepática gordurosa (4).

Ou seja, a inflamação pode levar ao ganho de peso, e esse excesso de peso pode desencadear mais inflamação em seu corpo.

Os polifenóis no chá de hibisco possuem propriedades anti-inflamatórias (5) e assim ajudar na prevenção da ocorrência de obesidade e outros distúrbios metabólicos relacionados.

LEIA TAMBÉM:  【Chá para Emagrecer】» Os Melhores e Mais Eficazes para Perder Peso

#2 Bloqueia a Absorção de Açúcares e Amidos

Uma das maneiras que o chá de hibisco oferece para perder peso diretamente, é na redução ou bloqueio da absorção de glicose e amido de outros alimentos (6).

Isso é importante porque os açúcares são uma das principais fontes de calorias extras em nossa dieta moderna – você pode encontrá-los em bebidas, molhos, iogurtes, pão e praticamente todos os alimentos processados.

Como resultado, estamos bombardeando nossos corpos com mais açúcar do que consegue suportar, resultando no excesso de peso. Ao reduzir a produção de amilase, o extrato de hibisco reduz a absorção dessas substâncias.

E assim ajudá-lo a reduzir o impacto deste excesso de açúcar, desde que você faça um esforço para remover também as fontes de açúcar processado da sua dieta.

#3 Chá de Hibisco é Rico em Antioxidantes

Como a maioria dos chás saudáveis , o chá de hibisco é cheio de substâncias que combatem o estresse oxidativo causados pela má alimentação e pela exposição constante a certos produtos químicos.

Principalmente, devido as antocianinas presentes no chá de hibisco dão a esta flor sua cor vermelha são potentes antioxidantes (7).

Elas são substâncias que protegem contra danos causados ​​por radicais livres tóxicos e que também estão implicados na obesidade.

Estudos descobriram que essas antocianinas no chá de hibisco são úteis para reduzir o ganho de peso em indivíduos obesos e também prevenir a obesidade (8, 9).

#4 Reduz os Níveis de Estresse

Você sabia que níveis altos de estresse podem causar ganho de peso? O Estresse provoca liberação de cortisol que está envolvida no metabolismo de gordura e carboidratos.

E ainda, o aumento do estresse tem sido associado ao aumento da gordura abdominal (gordura na barriga), de acordo com um estudo recente publicado na revista Obesity (10).

Outro estudo, também, demonstrou que os polifenóis do chá de hibisco também desempenham um papel na redução dos níveis de cortisol (também conhecido como hormônio do estresse) (11).

Isso ajuda na redução do peso. Ao reduzir os níveis de cortisol, o hibisco reduz o estresse e as chances de ganho de peso provocado devido ao estresse.

#5 Bloqueia a Acumulação de Gordura

Em um estudo realizado em 2004, verificou-se que o extrato de hibisco possui a capacidade de bloquear a adipogênese e o acúmulo de lipídios, ou seja, ajuda a reduzir a gordura corporal, pois impedem a formação de gordura (12).

Outra pesquisa, também mostrou que beber chá de hibisco reduziu o peso corporal, o IMC (Índice de Massa Corporal), a gordura corporal e acúmulo de gordura na barriga (13).

Além desses fatos, há estudos que reforçam que o chá de hibisco é capaz de reduzir a quantidade de colesterol LDL (ruim) (14). Testes realizados mostraram que quando alguém tomava chá de hibisco duas vezes por dia durante um mês, houve um aumento no colesterol HDL (bom) e uma queda notável de colesterol LDL (15).

Essas Pesquisas confirmam os benefícios do chá de hibisco e mostra que beber chá de hibisco pode ajudá-lo em seu processo de perda de peso.

#6 Possui Ação Diurética

O chá de hibisco também possui propriedades diuréticas que aumentam a micção, ajuda a eliminar o excesso de toxinas e melhora o desempenho do sistema digestivo do seu estômago.

Essa capacidade de remover a água do corpo, própria dos diuréticos, levam a uma rápida perda de peso (16).

E além de ajudar na redução de peso, um benefício adicional desta propriedade diurética do extrato de hibisco é que ele demonstrou prevenir o desenvolvimento de cálculos renais (17).

Como Fazer Chá de Hibisco

Imagem: Como Fazer Chá de Hibisco

Agora que você sabe sobre os benefícios do chá de hibisco, eu tenho certeza que você está ansioso para tomar uma deliciosa xícara do mesmo.

Você pode beber o chá quente ou frio de acordo com o “clima local” ou sua escolha pessoal. Primeiramente separe os seguintes ingredientes:

Ingredientes para o Chá de Hibisco:

  • 2 colheres (sopa) de Flores Secas de Hibisco (ou 2 sachês);
  • 1 litro de água;
  • 1/8 de xícara de açúcar;
  • 1 pau de canela (opcional);
  • 1-2 fatias finas de gengibre (opcional).

Instruções de Como Preparar o Chá de Hibisco:

  • Adicione a água e o açúcar a uma panela e leve ao fogo;
  • Mexa até o açúcar se dissolver e assim que ferver, desligue o fogo;
  • Adicione as flores de hibisco e os itens opcionais (gengibre e pau de canela).
  • Cubra e deixe descansar por 5 ou 10 minutos;
  • Coe em um recipiente e depois é só consumir;
  • Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos do Hibisco.
LEIA TAMBÉM:  【Chá para Emagrecer】» Os Melhores e Mais Eficazes para Perder Peso

Dicas Extras para deixar Ainda Melhor o seu Chá de Hibisco:

Imagem: Dicas Extras para deixar Ainda Melhor o seu Chá de Hibisco:

  • Você pode adicionar um pouco de suco de limão fresco para adicionar um pouco mais de sabor ao chá.
  • Você pode substituir o açúcar por um adoçante diferente. Por exemplo, você pode preferir colocar mel em vez de açúcar.
  • Você pode adicionar compostos aromáticos ao processo de infusão, por exemplo, casca de laranja ou mesmo erva-cidreira. Contudo, tenha em mente que esses ingredientes podem alterar o resultado.
  • Se você gostaria de um delicioso chá gelado, você pode diminuir a quantidade de água para ½ e usar gelo para esfriar. Desta forma, você terá um chá gelado em pouco tempo e apreciar com fatias de laranja ou limão.
  • Se você não gosta de gengibre, apenas deixe de fora. Você também pode deixar o açúcar se não se importar de não ser doce.

Quais as Contraindicações ou o Chá de Hibisco faz mal?

Imagem: Quais as Contraindicações ou o Chá de Hibisco faz mal?

O chá de hibisco é tão delicioso quanto benefício, entretanto, também pode ser perigoso (particularmente para o fígado) quando consumido em quantidades extremamente altas.

Vale dizer, que a maioria dos chás, não apenas o hibisco, se tornam tóxicos em doses muito altas. No entanto, essa toxicidade do hibisco é observada em doses tão altas, que provavelmente seria difícil para uma pessoa consumir tanto chá sem ser intencional (18).

Por isso, não exagere no consumo, principalmente acreditando que irá acelerar possíveis resultados! Recomenda-se limitar a ingestão de três a quatro xícaras de chá de hibisco por dia (19).

Mesmo assim, existem algumas contraindicações e pequenos riscos para certo grupo de pessoas considerar antes de beber chá de hibisco.

Quem deve Evitar o Chá de Hibisco:

O chá de hibisco deve ser usado com cautela em certas condições devido aos seus efeitos no corpo humano. Portanto, determinado grupo de pessoas devem evitar o consumo, isso inclui:

  • Mulheres grávidas: O chá de hibisco não é recomendado para mulheres grávidas ou aquelas que buscam engravidar. Mesmo mães que amamentam, também devem evitar beber até que parem de amamentar.
  • Pessoas hipotensoras: o chá de hibisco pode abrir e expandir os vasos sanguíneos, por isso não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas. E ainda, o chá de hibisco reduz a pressão sanguínea, e assim, não deve ser consumido por quem toma medicação para para hipertensão e tensão arterial baixa, a menos que o seu médico lhe diga que está tudo bem.
  • Pessoas com distúrbios renais: Devido à baixa capacidade de excreção dessas pessoas, o chá de hibisco não deve ser consumido por quaisquer condições que afetem os rins.
  • Pessoas que estão se Medicando: O hibisco pode interagir com alguns medicamentos. Diminui a eficácia antimalárica de drogas como a cloroquina e a quinina e altera alguns agentes inflamatórios processados ​​pelo organismo, como o acetaminofeno. Se você estiver tomando medicamentos consulte seu médico, para saber se pode beber o chá de hibisco.

Contraindicações à parte, há muitos benefícios em beber chá de hibisco, alguns já bem estudados que outros. Incluindo o chá de hibisco em sua dieta é uma ótima maneira de se hidratar e aumentar a quantidade de antioxidantes que você consome.

Conclusão – Chá de Hibisco ajuda a Perder Peso?

Imagem: Conclusão - Chá de Hibisco ajuda a Perder Peso?

O chá de hibisco é um tipo de chá de ervas, com um delicioso sabor azedo, associado a muitos benefícios para a saúde. Que está ganhando muito popularidade como o “chá com efeito anti-obesidade”.

De fato, um dos problemas de saúde mais comuns e sérios é a obesidade.

Embora não haja substituto para o exercício físico regular e uma dieta saudável e equilibrada, algumas modificações em nosso estilo de vida podem funcionar como ferramentas auxiliares para perder peso.

Por isso, adicionar o chá de hibisco à sua dieta diária é um hábito simples e conveniente que pode beneficiá-lo em seu objetivo de perder alguns quilinhos e ainda ajudar a ter uma vida mais saudável.

Afinal a jornada para perder os quilos extras pode ser difícil. Então beber chá de hibisco regularmente pode ser um pequeno passo, embora significativo, nessa jornada.

No fim de contas, o chá de hibisco tem várias propriedades que ajudam a combater a obesidade naturalmente. Então, prepare esse delicioso chá e comece ainda hoje a sua jornada!

【Chá de Hibisco Emagrece】6 Motivos que Ajudam Perder Peso
5 (100%) 5 votos