Chá Verde emagrece? Conheça os motivos que Ajudam Perder Peso

Imagem: O Chá Verde Realmente Emagrece e ajuda a Perder Peso?

Chá verde Emagrece? Descubra como ele Ajuda na Perda de Peso e conheça mais Detalhes sobre os seus Benefícios e possíveis Efeitos Adversos.

A obesidade é um problema real e mundial, milhares de pessoas buscam por tratamentos rápidos para emagrecer através de medicamentos, mas a maioria deles apresentam efeitos colaterais e muitas pessoas não podem consumi-los.

Por essa razão e algumas outras, a melhor opção de preferência são as alternativas naturais que ajudam a emagrecer sem apresentar altos riscos de efeitos colaterais.

Entre esses tratamentos, destacamos o uso de chás, aonde você provavelmente já ouviu falar muito sobre os benefícios para a saúde de se beber chá. Em especial do chá Verde para emagrecer.

O chá verde é o mais conhecido no Brasil e sua origem vem da planta Camellia Sinsensis, de onde também vem o chá branco e o chá preto, entretanto sua forma de coleta e oxidação o torna diferente dos seus “irmãos”.

Muitos estudos demonstraram que o chá verde pode aumentar a queima de gordura e ajudar a perder peso.

Além disso, esse chá é carregado com antioxidantes e várias substâncias que são associadas a muitos benefícios para a saúde.

Portanto, se deseja saber mais sobre o chá verde emagrecedor, continue lendo esse artigo para entender como funciona!

LEIA TAMBÉM:

Chá Verde para que Serve?

Imagem: Chá Verde para que Serve?

O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis do planeta e muito mais do que apenas água quente e aromatizada.

Ele contém compostos bioativos que ajudam a promover uma melhor saúde. Essas substâncias bioativas presente nas folhas do chá se dissolvem na água para se transformar na bebida final.

E quando você toma uma xícara de chá, na verdade você está recebendo uma grande quantidade de substâncias benéficas com efeitos biológicos poderosos no corpo (1).

Esses efeitos, observados em estudos recentes (2) sugerem que o chá verde emagrece e pode contribuir para:

  • Redução no risco de doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer;
  • Promoção da saúde bucal;
  • Efeito anti-hipertensivo;
  • Controle do peso corporal;
  • Efeitos antibacterianos e atividade antiviral;
  • Aumento da densidade mineral óssea;
  • Poder neuroprotetor.

Mas onde o chá verde realmente brilha, está na sua capacidade de aumenta a queima de gordura e melhora o desempenho físico.

Por isso, se você olhar para a lista de ingredientes de qualquer suplemento de queima de gordura, é provável que o chá verde esteja lá.

 

Por que o Chá Verde Emagrece?

Imagem: Por que o Chá Verde Emagrece?

Além dos vários benefícios, é também um dos chás mais eficazes para perda de peso. E há evidências substanciais ligando o chá verde a reduções do peso e gordura corporal.

Isso pode ocorrer porque o chá verde é especialmente rico em catequinas, antioxidantes naturais que podem aumentar o metabolismo e aumentar a queima de gordura (3).

Sendo o mais importante desses potentes antioxidantes o EGCG (galato de epigalocatequina), uma substância que pode estimular o metabolismo.

Outro componente do chá verde, bastante conhecido é a Cafeína um estimulante que também auxilia na queima de gorduras e da mais disposição para a prática de atividades físicas (4, 5).

Além desses fatores, o chá verde é uma bebida agradável de se consumir sem açúcar, muito baixo em calorias e ainda ajuda a inibir o apetite para que você não sinta muita fome.

 

6 Benefícios que Favorecem o Emagrecimento

Imagem: 6 Benefícios que Favorecem o Emagrecimento

O chá verde não é apenas uma ferramenta para perder peso, também tem inúmeros benefícios para a saúde.

Principalmente, por possui grande concentração de flavonoides, que também são conhecidos como catequinas, e são responsáveis por grande parte destes benefícios.

LEIA TAMBÉM:  【Chá de Hibisco Emagrece】6 Motivos que Ajudam Perder Peso

Entre muitos outros benefícios do chá verde, enumeramos algumas das principais vantagens associadas ao consumo de chá verde, que já foram alvos de estudos e têm comprovação científica, demonstrando que pode ajudar no tratamento ou manutenção da boa saúde.

#1. Mobiliza as gorduras das células

O chá verde faz com que as gorduras do corpo sejam revertidas em energia, isso mesmo, o antioxidante EGCG é o responsável, pois ele bloqueia a enzima que degrada o hormônio noradrenalina (6).

Quando esta enzima é impedida de agir, a norepinefrina aumenta, e esse hormônio atua como um sinal para o corpo, dizendo para quebrar a gordura e converter em energia (7).

E ainda, uma vez que o chá verde contém EGCG e cafeína, essas substâncias trabalham em conjunto para aumentar o gasto calórico em até 4% (8), uma quantidade bastante significativa para quem busca perder peso.

#2. Aumenta a capacidade de Queimar Gordura durante o Exercício

Isso mesmo, o chá verde emagrece! A queima de gordura é um fato real, mas você sabia que ele tem o potencial de intensificar essa queima calórica durante as atividades físicas?

Esse fato foi comprovado através de estudos realizados com homens que fizeram uso do chá enquanto praticavam atividades físicas, ou seja, eles queimaram 17% a mais de gordura do que os que praticaram as mesmas atividades, mas não consumiram o chá (9).

Outros estudos realizados, também demonstrou, que o chá verde aumentou a queima de gordura, tanto durante o exercício quanto em repouso (10).

#3. Diminui a vontade de comer

O chá verde inibi o apetite, isso mesmo, faz com que você tenha menos vontade de consumir alimentos calóricos.

Você deve estar se perguntando — Mas como acontece isso? Simples, as catequinas atuam mutuamente com os hormônios responsáveis por proporcionar sensação de saciedade.

E Controlar a fome é um fator extremamente importante no sucesso da perda de peso a longo prazo. Estudos sugerem que altas doses de EGCG reduzem a grelina (o hormônio da fome) e, portanto, podem suprimir a fome (11).

Essa sensação faz com que você coma menos, exatamente o efeito que nós queremos para a perda de peso.

#4. Acelera o Metabolismo

O chá verde já é incrível, imagina que ele é capaz de queimar a gordura que você tem no abdômen. Através do seu efeito termogênico ele queima as gorduras viscerais, que é aquela que fica por dentro do corpo envolvendo as vísceras, os órgãos (12).

O que ocorre é o funcionamento mais rápido do corpo, que não deixa as gorduras se acumularem, elas são queimadas antes de ficarem acumuladas.

Há também algumas evidências de que o efeito de aumento do metabolismo persiste a longo prazo (13 , 14). No entanto, tenha em mente que cada pessoa possui seu metabolismo individual (15).

#5. Ajuda a Perder Gordura Abdominal e Prejudicial

É importante ter em mente que nem toda a gordura é a mesma. Temos aquela gordura subcutânea que se aloja sob a pele, e temos a gordura visceral, que é a gordura que se acumula na barriga ao redor dos órgãos.

Essa gordura visceral é extremamente prejudicial. Causa inflamação e resistência à insulina, os quais estão estreitamente ligados a certas doenças graves, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Vários estudos sobre o chá verde sugerem que, os efeitos da perda de peso são modestos, em comparação a perda significativa de gordura visceral prejudicial (16, 17 , 18).

Isso pode proporcionar um risco reduzido de muitas doenças graves, que podem levar a uma vida mais longa e saudável.

#6. Chá Verde age como Antioxidante

Os radicais livres são responsáveis pelas doenças do nosso organismo, como o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares. O chá verde tem potencial para combater os radicais livres.

Isso dado que, é uma excelente fonte de antioxidantes poderosos que atuam com um efeito protetor do dano oxidativo e ainda auxilia a retardar o envelhecimento da pele (16).

Vários estudos observacionais mostraram que os consumidores de chá verde são menos propensos a desenvolver vários tipos de câncer, como por exemplo: mama, próstata e colorretal ( 17, 18, 19).

LEIA TAMBÉM:  【Chá para Emagrecer】» Os Melhores e Mais Eficazes para Perder Peso

 

Como Fazer Chá Verde?

Imagem: Como Fazer Chá Verde?

Existem várias formas para você consumir o chá verde, pode ser em cápsulas, ou em chá. Geralmente a preferida é o chá.

A maneira padrão de preparar o chá verde, seria:

  • Coloque seu saquinho de chá ou folhas de chá de alta qualidade em seu bule (opte por folhas in natura para um melhor chá).
  • Aqueça ou ferva a água, mas não a deixe ferver completamente para ficar muito quente, pois isso pode destruir alguns dos delicados compostos encontrados nas folhas de chá verde. A temperatura “ideal” para preparar chá verde é entre 80-85°C.
  • Despeje a água quente no bule para deixar as folhas por apenas 1 a 3 minutos, deixe abafar por 3 minutos. Folhas maiores precisam de mais tempo para ficarem íngremes do que folhas menores e mais finas. Deixá-las por mais que 3 minutos na água quente irá fazer com que o chá fique amargo.
  • Depois de preparado, despeje um pouco de chá em sua xícara de maneira que o chá seja distribuída uniformemente. Evite utilizar açúcar, adoçantes ou outros aditivos calóricos.
  • Você pode tomar uma xícara logo ao acordar, no lanche da manhã e a tarde. Evite tomar o chá verde próximo ao horário de dormir caso tenha problemas com insônia. e agitação noturna.

Não esqueça que o chá verde possui efeitos maravilhosos e ele vai potencializar os cuidados que você tem com o seu corpo.

Qual o Melhor Horário para Tomar?

Imagem: Qual o Melhor Horário para Tomar?

Lembre-se que o chá verde pode fazer grandes coisas pelo seu organismo, além de proporcionar o emagrecimento.

Para obter os efeitos, é indicado tomar entre 2 ou 3 xícaras ao dia, uma ao levantar, pela manhã, outra meia hora antes do almoço, outra no meio da tarde ou meia hora antes de jantar, desde que seja cedo.

Evite consumir o chá verde antes de dormir, pois ele pode dar insônia, por conta da cafeína presente em sua composição.

 

Efeitos Colaterais ou Riscos do Chá Verde

Imagem: Efeitos Colaterais ou Riscos do Chá Verde

Há pouco ou nenhum efeito colateral conhecido ou ainda contra-indicações para beber chá verde. No entanto, os seguintes riscos ou complicações devem ficar claros:

  • Sensibilidade à cafeína – Pessoas com sensibilidade severa à cafeína podem sentir insônia, ansiedade, irritabilidade, náusea ou dor de estômago.
  • Diluentes de sangue – Aqueles que tomam anticoagulantes, devem beber este chá com cuidado devido ao seu conteúdo de vitamina K. Também é recomendado evitar o chá verde e a aspirina, porque ambos reduzem a eficácia da coagulação das plaquetas.
  • Combinação com outros estimulantes – se tomado com drogas estimulantes, o chá verde pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca.
  • Interação com Medicamentos – O chá verde e seus suplementos, contêm altos níveis de substâncias ativas que podem desencadear efeitos colaterais e interagir com outras ervas, suplementos ou medicamentos.

Em particular, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com problemas cardíacos ou hipertensão, problemas renais ou hepáticos, úlceras estomacais ou distúrbios de ansiedade devem sempre verificar com o seu médico se podem tomar suplementos ou extratos de chá verde.

No geral, todos os chás, ervas ou extratos oferecem a possibilidade de efeitos colaterais, se consumidos com exageros ou sem cuidados em relação a sua condição atual de saúde.

 

O Chá Verde Realmente Emagrece e ajuda a Perder Peso?

Imagem: O Chá Verde Realmente Emagrece e ajuda a Perder Peso?

Muitos estudos têm mostrado que o Chá Verde pode desempenhar um papel importante na perda de peso.

Além disso, é uma solução muito simples, que se integra facilmente ao seu cotidiano para ajudar a perder peso de forma sustentável e ainda oferece outros benefícios para sua saúde.

Entretanto, só o consumo do chá não vai fazer com que você emagreça, lembre-se que para ser eficaz, você deve aliar atividades físicas diárias a uma alimentação equilibrada e saudável, pois só assim você vai obter o resultado que tanto sonha.

Espero que o artigo tenha ajudado na compreensão e saber porque o chá verde emagrece.

  • jamile disse:

    nossa eu adoro o chá verde
    não sabia que ele ajudava, agora vou tomar mais ainda rsrs, valeu

  • >
    Rolar para cima