Dieta Cetogênica Como funciona? Conheças suas Regras Básicas

Imagem: Dieta Cetogênica

O princípio da dieta cetogênica é baseado em uma regra simples: reduzir carboidratos e aumentar o consumo de gorduras.

Essa dieta é utilizada há muito tempo, principalmente em crianças com epilepsia. Ao baixar o nível de glicose no sangue, ela força o corpo a se adaptar à privação e a aproveitar suas reservas para produzir energia.

Em vez de encontrar energia em carboidratos, o corpo obtém seu suprimento nas gorduras, o fígado produz acetona e acetilacetato e os transforma em cetonas, responsáveis por alimentar os neurônios.

Assim, a dieta teria a propriedade de desacelerar a doença de Alzheimer e a progressão dos cânceres, alterando os modos de suprimento de células doentes.

Para ajudar você a entender mais sobre a dieta cetogênica, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

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Como funciona a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é baseada no uso do seu corpo de uma nova fonte de energia. Em vez de depender de carboidratos (de cereais, legumes, frutas e legumes), a dieta cetogênica se baseia no uso de corpos cetônicos, um tipo de combustível que o fígado produz a partir da gordura armazenada durante um processo que é chamado de cetose.

A queima de gordura parece ser a maneira ideal de perder peso. Mas forçar o fígado a formar corpos cetônicos não é fácil!

Primeiro, você deve reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos em sua dieta. Você deve comer menos de 20 a 50 gramas de carboidratos por dia.

Por exemplo, uma banana de tamanho médio contém cerca de 27 gramas de carboidratos e pode ser suficiente para fazer arruinar o processo!

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Assim, se uma dieta balanceada é composta por aproximadamente 50% de carboidratos, 35% de lipídios e 15% de proteínas, a dieta cetogênica recomenda um consumo de 5% de carboidratos, 15% de proteínas e 80% de lipídios!

Finalmente, muita ingestão de proteínas pode interferir na cetose. Portanto, é essencial que a maior parte da ingestão calórica seja proveniente de gordura, saturada ou insaturada.

Quais os benefícios da dieta cetogênica?

De fato, a dieta cetogênica faz muito sucesso pelos inúmeros benefícios que traz a saúde. Entre eles, podemos citar:

Dieta cetogênica e a perda de peso

Converter gordura em energia requer mais trabalho do que transformar carboidratos em energia. Por esse motivo, uma dieta cetogênica pode ajudar a acelerar a perda de peso.

Além disso, como a dieta cetogênica é muito rica em proteínas e lipídios, que saciam mais que os carboidratos, você sentirá menos fome.

Dieta cetogênica e a redução da acne

A acne pode ter causas diferentes, uma das quais pode estar ligada a um nível alto de açúcar no sangue.

De fato, uma dieta rica em carboidratos processados e refinados pode alterar a flora intestinal e causar flutuações significativas no açúcar no sangue, o que pode afetar a saúde da pele.

Portanto, por diminuir a ingestão de carboidratos, é possível que a dieta cetogênica possa reduzir alguns casos de acne.

Dieta cetogênica e o câncer

Um estudo mostrou que essa dieta poderia ser um tratamento complementar à quimioterapia. Isso pode ser explicado pelo fato de que o estado de cetose do corpo causaria mais estresse oxidativo nas células cancerígenas do que nas células normais.

Finalmente, outras teorias sugerem que, como a dieta cetogênica reduz a hiperglicemia, ela pode reduzir as complicações relacionadas à insulina que podem estar associadas a alguns tipos de câncer.

Dieta cetogênica e a saúde cerebral

Alguns estudos sugerem que a dieta cetogênica possui propriedades neuroprotetoras. Isso pode ajudar a tratar ou prevenir doenças como a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer e até alguns distúrbios do sono.

Um estudo até revelou que pessoas que seguiam uma dieta cetogênica melhoravam seu estado de alerta e funcionamento cognitivo.

O que comer em uma dieta cetogênica?

Alimentos ricos em gordura

Algumas gorduras insaturadas saudáveis são permitidas na dieta ceto, como nozes (amêndoas, avelãs, castanhas do Pará), sementes, abacates, tofu e azeite de oliva.

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Mas as gorduras saturadas de óleos vegetais (de coco, linho, avelã), a banha, a manteiga e a manteiga de cacau são altamente recomendadas.

Alimentos ricos em proteínas

A porção proteica recomendada da dieta ceto é de cerca de 15% da ingestão calórica diária. Contudo, precisamos ter certeza que essa faixa de ingestão seja seguida para que não haja um problema durante o processo.

Escolha frutas e verduras com pouco carboidrato

Todas as frutas são ricas em carboidratos, mas você ainda pode comer algumas frutas com pouco açúcar, como: framboesas, groselhas e mirtilos.

Da mesma forma, você pode escolher alguns vegetais com pouco carboidrato. Vegetais de folhas (couve, acelga, espinafre), couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, aspargos, pimentão, alho, cogumelos, pepino, aipo e abobrinha.

Riscos da dieta cetogênica

Com seu alto teor de gordura saturada e ingestão reduzida de frutas e vegetais, a dieta cetônica apresenta muitos riscos:

Deficiência de nutrientes

Se você não ingerir uma grande variedade de vegetais, frutas e cereais, poderá sofrer de deficiências de micronutrientes, incluindo selênio, magnésio, fósforo e vitaminas B e C. Além disso, pode haver insuficiência de antioxidantes, principalmente contidos em frutas e legumes.

Problemas hepáticos e renais

Com tanta gordura para metabolizar, a dieta pode danificar o fígado prematuramente. Da mesma forma, a dieta ceto também pode sobrecarregar os rins, responsáveis pelo metabolismo de proteínas.

Constipação

De fato, a dieta ceto é pobre em alimentos ricos em fibras, como cereais e leguminosas. As fibras têm um papel fundamental na facilitação do trânsito intestinal e na prevenção de certos tipos de câncer colo retal.

Acidose

Os corpos cetônicos liberados durante a cetose são extremamente acidificantes. No entanto, ambientes ácidos favorecem o aparecimento de doenças inflamatórias e articulares ou mesmo metabólicas, como o diabetes.

De fato, qualquer mudança radical em sua dieta pode afetar sua saúde. Por esse motivo, você deve sempre consultar seu médico ou nutricionista antes de iniciar uma nova dieta.

Exemplo de cardápio da dieta cetogênica

Abaixo, eu preparei um exemplo de menu que você pode seguir em uma dieta cetônica:

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Gostou de saber mais sobre a dieta ceto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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