Frutas Low Carb São Importantes para sua Dieta?

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Comer ao menos uma fruta, a cada dia, pode ser um desafio para algumas pessoas e todos nós sabemos que as frutas são importantes para uma dieta saudável.

De fato, as frutas não apenas contêm nutrientes que sustentam as funções diárias dos nossos corpos, mas pesquisas mostram que esses alimentos podem ajudar a reduzir e prevenir varias doenças ( 1, 2, 3 ).

No entanto, se Você segui uma Dieta Low Carb, é necessário, atenção em relação ao consumo de certas frutas.

Afinal, frutas também contêm muito açúcar e carboidratos não é mesmo?

Sim, é verdade, as frutas contêm carboidratos, mas isso não é motivo para deixá-los fora de seu prato.

As frutas contêm quantidades variáveis de carboidratos, portanto, basta escolher as frutas corretas, nas quantidades certas para aproveitar os benefícios de saúde desses alimentos deliciosos enquanto mantém sua Dieta Low Carb.

Leia esse Artigo sobre as melhores frutas com baixo teor de carboidratos para incorporar em seu plano alimentar saudável de acordo com o padrão Low Carb.

Quais as melhores Frutas Low Carb?

Imagem: Quais as melhores Frutas Low Carb?

Há alguns preceitos em dietas de baixo carboidratos que especificamente dizem para evitar as frutas, isso dependendo, da estratégia e objetivo que Você pretende em sua dieta.

Isso ocorre porque a fruta tende a ter um maior teor de carboidratos do que a maioria dos vegetais, devido à sua maior quantidade de açúcares naturais.

Entretanto, esses açúcares não são todos ruins – para a maioria das pessoas e em quantidades apropriadas, todos podem servir a um propósito saudável.

Os três tipos de açúcares encontrados nas frutas são glicose, frutose e sacarose.

Algumas frutas têm menor quantidade de carboidratos por porção, principalmente devido a sua maior quantidade de água (Ex: Melancia), ou têm menos carboidratos absorvíveis devido ao seu alto teor de fibras (Ex: Abacate).

Estes carboidratos ricos em água ou absorvíveis são muitas vezes chamados como “carboidratos líquidos“.

A fibra é um carboidrato, mas é um que seu corpo não pode absorver, por isso não afeta o seu açúcar no sangue como outros carboidratos.

Então algumas pessoas consideram as frutas ricas em fibras, como ótimas frutas low carb. Não deixando de lado, os carboidratos líquidos que também são muito importantes.

9 Frutas Low Carb ideais para sua Dieta…

Para nossa sorte, a lista de frutas low carb, inclui algumas das mais deliciosas frutas que a natureza tem a oferecer!

O truque é saber quais frutas comer e a quantidade adequada com base em seu objetivo previamente definido na Dieta Low Carb.

Ou seja, você precisa Planejar e Definir sua Estratégia na Dieta Low Carb, para assim saber quais frutas comer com moderação, sua quantidade ideal ou até mesmo evitar por enquanto.

Dito isto, aqui estão algumas dicas:

  • Frutas doces, obviamente, possuem maiores quantidade de carboidratos (laranja, banana);
  • Atenção ao teor de carboidratos em seus frutos ao preparar seu suco, especialmente em relação a quantidade do suco ingerida;
  • Evite frutas secas, sucos de frutas, coquetéis de frutas em lata do tipo industrializado ou processado, pois eles são mais ricos em açúcar concentrado;
  • Mesmos as Frutas Low Carb, necessitam de moderação em sua quantidade de consumo, para aproveitar estes frutos sem interferir em sua dieta;
  • As frutas são extremamente baixa em proteína e gordura, e ajudam a manter o açúcar no sangue equilibrado. Portanto, não elimine completamente as frutas de sua dieta!

Vamos conferir a seguir uma relação com algumas opções de frutas low carb, antes, entretanto, lembramos que o ideal para sua saúde, é contar com a orientação ou acompanhamento profissional ou nutricionista ao seguir uma dieta low carb.

Que tal seguir o Guia Completo sobre Receitas, Cardápios e Refeições? Que além de ajudar a montar refeições que funcionem para você, ainda de quebra, terá uma orientação profissional para escolher as melhores frutas para a sua dieta Low Carb:

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Veja agora nossa lista de frutas low carb:

  1. Melancia Esta fruta por excelência é um dos alimentos mais ricos em água e tem o menor teor de carboidratos, com apenas 7,55 g por 100 g de fruta. É pobre em fibras, então a maior parte desse carboidrato é absorvida. A melancia também é rica em vitamina A e até mesmo a casca tem benefícios para a saúde.
  2. Melão cantaloupe Este popular melão cantaloupe ou cantalupo é ótimo em um dia quente de verão e contém apenas 8,16 g de carboidratos e 0,9 g de fibra por 100 g de fruta, obtendo apenas 7,26 g de carboidratos.
  3. Melões – Os melões são uma fruta refrescante e também uma ótima opção de baixo carboidrato. Fornecem apenas 8 gramas de carboidratos por 100 gramas, geralmente têm menos fibra. Todos os melões são uma boa fonte de vitamina C e A e também ricos em potássio.
  4. Abacate Sim, o abacate é uma fruta com um teor relativamente baixo de carboidratos. Para cada 100g de abacate, você receberá cerca de 8,53g de carboidratos, 6,7g de fibra, obtendo apenas 1,83g de carboidratos! Além disso, aquela porção de abacate lhe dará gorduras monoinsaturadas saudáveis, que são conhecidas por serem boas para a saúde do coração, entre outros benefícios.
  5. Pêssegos Um doce e suculento, pêssegos surpreendentemente não têm muitos carboidratos. Para cada 100g de fruta, você receberá 9,54g de carboidratos e 1,5 g de fibra, obtendo apenas 8,04g de carboidratos.
  6. Morangos As bagas são uma escolha popular para as pessoas que assistem a ingestão de carboidratos, e morangos têm menos. Para cada 100 g de morangos, você receberá apenas 7,68 g de carboidratos. Eles também são uma excelente fonte de potássio e vitamina C.
  7. Carambola A Carambola não é tão popular nem comumente consumida, embora seja uma fruta fantástica. Com apenas 4g de carboidratos líquidos por 100g, tem uma boa quantidade de fibras para o seu tamanho e quantidades elevadas de vitamina C.
  8. Cocô (Polpa) lembrando que nos referimos, apenas a polpa (parte branca) e não da água de cocô. 100g de cocô possui 15,2g de carboidratos, sendo 9 g desses de fibras, uma xícara de coco picado chega a possuir 12,2g de carboidratos.
  9. Limão O teor de açúcar nos limões é relativamente pequeno, e são muito populares pelas famosas e deliciosas limonadas! Um limão tem 3 gramas de carboidratos líquidos, enquanto 100g fornecem cerca de 6g de carboidratos líquidos.

Atenção para certas Frutas em sua Dieta Low Carb

Algumas frutas que são populares e muito apreciadas, estão na lista com alto teor de carboidratos.

Entretanto, só porque a fruta que você gosta está nesta lista, não significa que deixará de consumi-la definitivamente. Descubra como sua fruta favorita irá trabalhar em seu plano low carb dentro do limite diário de carboidratos.

Logo abaixo algumas frutas com alto teor de carboidratos com mais de 20 gramas de carboidratos totais por xícara são:

  • Abacaxi: 21,6 gramas de carboidratos;
  • Cerejas: 22,1 gramas de carboidratos;
  • Manga: 24,7 gramas de carboidratos;
  • Kiwi: 26,3 gramas de carboidratos;
  • Laranja: 26,3 gramas de carboidratos;
  • Banana: 51,4 gramas de carboidratos;
  • Maracujá: 55,1 gramas de carboidratos.

Conclusão – Devo evitar as Frutas na Dieta Low Carb?

Uma Dieta low carb não tem que significar, e não deveria, apenas proteína e gordura o tempo todo.

As Frutas realmente podem desempenhar um importante papel nutricional no seu plano alimentar com pouco carboidrato.

Mantenha sempre à mão, as listas de opções de Frutas Low Carb que se ajustam em sua Dieta Low Carb e ajudam a tornar seu prato mais interessante e sua nutrição mais completa à medida que você adere ao seu plano de baixo consumo de carboidratos.

Lembrando que para a segurança e saúde do seu organismo, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista ao seguir uma alimentação com baixa ingestão de carboidratos.

E se Você tem alguma dúvida sobre frutas em relação a Dieta Low Car, deixe-os na seção de comentários logo abaixo.

Desejamos Sucesso em sua Dieta! E se achou este artigo útil, certifique-se de “curtir” e compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais!

 

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