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Jejum Intermitente e Suplementos » Posso usar ou eles quebram o meu jejum?

Um assunto relacionado ao jejum intermitente que gera muitas dúvidas nas pessoas é se, de fato, podemos utilizar suplementos ao adotar o Jejum? Ou apenas com uma boa alimentação teríamos resultados rápidos e expressivos?

Vamos lembrar que, durante sua janela de alimentação, você tem “liberdade” de escolha para se alimentar, por isso, que muitos aconselham a realizar a sua atividade física durante este intervalo para alimentação.

De maneira, que você poderá tomar qualquer suplemento sem problema algum.

A grande questão aqui, seria o seu período em jejum, se é possível utilizar suplementos durante esse estado.

Revendo a proposta clássica, determina que durante o jejum não se deve comer ou beber nada com exceção de água, café, chás ou infusões — sem açúcar ou calorias — que possam quebrar o seu estado de jejum.

Seguindo esse princípio, você poderá tomar suplementos, durante a sua janela de jejum, desde que estes suplementos não sejam calóricos, proteicos ou com alto índice glicêmico que irá anular o seu jejum.

Esta tem sido a estratégia, de várias pessoas, para potencializar os resultados do jejum intermitente através dos uso de suplementos.

O próprio Martin Berkhan, criador e idealizador do método 16/8, utiliza e também recomenda a suplementação com BCAAs como ingestão pré-treino durante o jejum.

Entretanto vamos ressaltar, sobre o BCAA, ele é insulinogênico, então quebra o jejum, porém o uso estratégico em dias de treino, como pré-treino é favorecido, pois o treino gera catecolaminas que fazem a insulina baixar e com isso continua tendo os benefícios do Jejum Intermitente.

Pra que usar? Na teoria o BCAA usado em jejum como pré-treino auxilia na melhor síntese de proteínas na refeição pós-treino.

Portanto, durante sua janela em jejum, você pode tomar vitaminas e minerais, creatina e aminoácidos.

Mas deveria evitar tomar, por exemplo, whey protein, albumina, waxy mazy e suplementos do tipo, porque esse tipo de suplemento vai lhe tirar do estado em jejum.

Jejum intermitente e suplementos x Massa Muscular » É preciso para evitar perda e manter os músculos?

Imagem: Jejum intermitente e suplementos x Massa Muscular » É preciso para evitar perda e manter os músculos?

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Se tratando de Jejum intermitente uma das grandes dúvidas a respeito do assunto, é a questão do ganho ou perda de massa muscular e se o uso de suplementos durante o jejum é essencial para a manutenção muscular.

Segundo vários especialistas em nutrição, o jejum intermitente, não causa perda de massa muscular o que é receio para alguns.

Uma das vantagens do jejum é que a queima de gordura ocorre sem a perda da massa muscular, também conhecida como massa magra.

A massa é mantida porque o jejum eleva o hormônio do crescimento e isso previne qualquer queima de músculo.

Agora, se você realmente optar por treinar em jejum, é preciso ficar atento no começo, até seu corpo se adaptar aos treinos.

O uso de suplementos, então, não é obrigatório, mas é uma estratégia valida para alcançar seus objetivos e também otimizar o desempenho de sua academia e prosperar enquanto praticar o jejum.

Uma dica, a fim de maximizar o desempenho do seu exercício, pode ser melhor treinar imediatamente antes de quebrar seu jejum diário.

Isso permitirá que as estratégias a seguir otimizem a recuperação e a síntese de proteínas, além de reabastecer os estoques de energia ao seu corpo.

Cuidados com os Músculos ao praticar o Jejum Intermitente!

Imagem: Cuidados com os Músculos ao praticar o Jejum Intermitente!

Na buscar pelo corpo perfeito ao mesmo tempo que se segue o método do jejum, podemos cometer alguns erros que podem ser prejudiciais à saúde.

Um dos maiores prejudicados são os músculos, que podem ser lesionados com a falta de cuidado. Não adianta ter uma fábrica de suplementos se não tiver atenção com o músculo.

1 — Fazer muito exercícios
Algumas pessoas podem pensar que quanto mais exercícios mais fortes ficarão, mas excesso de exercícios pode causar esgotamento do músculo e causar rompimento das fibras musculares.

2 – Malhar até sentir dor
É comum escutarmos em academia que o exercício só faz efeito quando começa a queimar o músculo. Quando em excesso essa queimação, pode causar o efeito ao contrário e algumas rupturas.

3- Fazer os exercícios errados
Conheça quais exercícios serão necessários para você. Não precisa achar que deve passar por todos os aparelhos da academia.

Opte pelos que trabalhem várias partes do corpo ao mesmo tempo. Um exercício errado pode lesionar o músculo.

4- Controle o consumo de proteínas
Ingerir proteínas é essencial para o músculo se regenerar. Lembre-se que ele não é uma fábrica de suplementos e precisa do auxílio da alimentação para ficar tonificado. Consulte um nutricionista para avaliação

5- Beba água
Ficar se beber água causa a desidratação, o que também é prejudicial para o músculo. Quando for fazer exercícios, sempre beba água nos intervalos para que não perca força.

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