jejumintermitente o guia básico 2018

JEJUM INTERMITENTE: O GUIA BÁSICO E COMPLETO PARA INICIANTES – 2018

Muitas pessoas no Brasil, estão alcançando resultados expressivos com Qualidade de Vida e Boa Forma Física em pouco tempo simplesmente pela “nova filosofia alimentar” que estão adotando.

E você provavelmente já se deparou com alguma notícia ou comentário sobre esse método alimentar conhecido como Jejum Intermitente.

De fato, no Brasil o termo jejum intermitente foi a segunda maior busca no google em 2017 na categoria “como fazer”.

O Jejum Intermitente (JI) se tornou um grande tema da atualidade, divulgado principalmente através das redes sociais e outros meios de comunicação como a “dieta do momento” sendo bastante comentada nas academias e comunidades fitness pelo país.

Então, se você esta em busca de bons resultados para entrar em forma, ao mesmo tempo ganhar mais disposição e qualidade de vida, esse é um ótimo meio para alcançar seu objetivo.

Mas lembre-se! Tudo o que diz respeito a saúde e bem-estar deve ser bem analisado e acompanhado por orientação adequada.

Com isso em mente, saiba que você está no lugar certo! Pois iremos abordar os tópicos mais importantes em um Guia Básico e Completo para iniciantes sobre Jejum Intermitente.

Se Você tem interesse pelo assunto e quer aprender mais sobre o tema então continue lendo este artigo.

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ÍNDICE DE CONTEÚDO

O Jejum intermitente é uma Dieta afinal?

Jejum ou Dieta Intermitente?

Embora o Jejum Intermitente possa ser conhecido como uma “dieta”, na verdade, o significado de “dieta” é basicamente o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa.

Ou seja, a dieta determina os alimentos que você pode comer, ou não, durante sua alimentação. Enquanto, entendemos por Jejum a privação parcial ou total de alimentos, durante um certo tempo.

Após o jejum não há indicação ou restrição de alimentos que devemos consumir, ao contrário, da dieta que trata quais alimentos devemos consumir para uma alimentação balanceada e equilibrada.

Resumindo:

  • O Jejum Intermitente determina QUANDO devemos comer e o intervalo necessário entre uma refeição e outra;
  • A Dieta determinar O QUE irá comer, após o jejum, de acordo com o plano ou estratégia alimentar que estiver adotando.

Agora que temos um conceito sobre esses termos, vale ressaltar que a palavra “dieta” tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa “modo de vida”.

O que de fato, é um dos objetivos do Jejum Intermitente, ser assumido como um novo “estilo de vida”, igual a uma pessoa que decide se tornar vegetariano, ou seja, você não é vegetariano um dia sim e outro não.

Portanto, algumas pessoas adotam o termo “Dieta intermitente” ou “Dieta do jejum intermitente”, como uma forma de se referir ao jejum intermitente.

O que é a Dieta do Jejum intermitente?

Para entender melhor o que é, assista este vídeo da Dra. Thaisa Albenesi, expert brasileira sobre o assunto ↓

O Jejum Intermitente, como já vimos, pode ser definido de uma maneira simples, como: a combinação entre intervalos para alimentação e períodos sem se alimentar ou ingerir líquidos calóricos, apenas água.

Durante esse período em Jejum, onde você deixa de ingerir alimentos, seu corpo inicia naturalmente um processo fisiológico com o objetivo de queimar os estoques de gordura.

Esse procedimento em nosso organismo ocorre para a produção de energia e manutenção dos órgãos e todas as demais necessidades do corpo.

Um detalhe sobre o jejum é que essa ideia de ficar algumas horas em jejum, não é algo assim tão “estranho”, uma vez que todos nós ao dormimos, passamos horas sem ingerir alimentos até o momento do café da manhã, não é mesmo?

Outro detalhe, se analisarmos a história da humanidade, embora seja um tema muito discutido atualmente, o jejum intermitente não chega a ser algo novo.

Durante o passado e períodos como o paleolítico o jejum era, ainda que sem qualquer planejamento, o padrão alimentar que “reinava”, uma vez que o ser humano não possuía alimento disponível o tempo todo.

Isso mesmo, não haviam supermercados, fast food, alimentos processados ou bebidas açucaradas… Alimentos, que hoje, são de fácil alcance e responsáveis por problemas como a obesidade e outros males relacionados a saúde.

Benefícios atribuídos ao jejum intermitente

Benefícios atribuídos ao jejum intermitente

A crescente popularidade do Jejum Intermitente tem levantado muitos estudos sobre os seus benefícios.

E há uma porção de pesquisas e experimentos com animais, principalmente visando à longevidade e o interesse em relação a obesidade.

Há muitos povos pelo planeta que praticam o jejum, por exemplo, em certas culturas religiosas que fazem o uso dessa prática como ato de fé e purificação.

E ainda grandes líderes religiosos compartilhavam a concepção de jejuar e nessas culturas a obesidade era praticamente inexistentes.

Hipócrates, o pai da medicina moderna, afirmava pela famosa frase:

Nossa alimentação deveria ser o nosso remédio. Nosso remédio deveria ser a nossa alimentação. Porém, comer quando se está doente, é alimentar a doença.

Outros, como Platão e Aristóteles, também eram adeptos do jejum. Os antigos gregos acreditavam que jejuar melhorava o poder de pensar, diz o médico Dr. Joel Fuhrman, autor da publicação Fasting and Eating for Health, que trata seus pacientes com jejuns de 14 dias ou mais.

O Dr. Jason Fung, autor do livro The Obesity Code, que trata seus pacientes com jejuns de 24 a 36 horas semanais seja para perder peso, assegurar o vigor e até mesmo conquistar uma melhor essência de vida.

Existe uma série de benefícios relacionados ao jejum intermitente confirmados através de diversos estudos e pesquisas em universidades pelo mundo. Ou seja, é um tema que já existem benefícios e resultados publicados.

Portanto, desde que seja feita da forma adequada e com orientação profissional se torna uma arma poderosa para manutenção do corpo e da saúde, além de favorecer muitos anos de vida.

Entre os benefícios do jejum intermitente, estão:

Diminuição da gordura corporal

Uma vez que não há a ingestão de novas fontes de energia durante o período que esta jejuando, o corpo trata de queimar as reservas de gordura, o que leva a diminuição do peso corporal (o termo correto na verdade é massa corporal, mas “peso” é mais compreensível devido ao uso da expressão).

Até mesmo os níveis do famoso GH, o hormônio do crescimento, aumenta durante os períodos em que jejuam, tanto nos homens quanto nas mulheres, ainda que nelas, seja um pouco menor.

Entre várias funções, o GH também ajuda a promover o emagrecimento e até mesmo o aumento da massa muscular.

Melhora a pressão arterial, reduzindo-a, além do colesterol

O Jejum Intermitente tem influência sobre SNS, o sistema nervoso simpático, diminuindo o nível de atividade.

Em outras palavras, ele ajuda a diminuir a pressão arterial, que pode se tornar uma vilã quando é alta demais.

Além disso, foi constatado que devido à constante queima das reservas corporais de gordura, os níveis de colesterol também são diminuídos quando alguém está jejuando.

Isso também causa uma diminuição significativa nos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Estimula o paladar

Por comermos com muita frequência, nossas papilas gustativas não apresentam um nível de sensibilidade tão grande como poderiam.

A maioria das pessoas está acostumada a ingerir alimentos com grande regularidade e frequência, o que acaba culminando na diminuição da sensibilidade do paladar.

O jejum intermitente promove o aumento dessa sensibilidade, pois estimula as papilas gustativas devido à não ingestão de alimentos por um longo período de tempo. E como se não bastasse…

O jejum intermitente ajuda a retardar o envelhecimento

Todos já ouvimos falar nos radicais livres, não é mesmo? Eles, entre outros fatores, são os responsáveis pelo envelhecimento.

Quando ingerimos alimentos, sua energia vai para as células, onde surgem compostos. E esses malvados radicais livres se prendem ao DNA, causando possíveis problemas futuros.

Então a prática desta dieta é uma das maneiras de provocar a autofagia, processo de limpeza das células, por assim dizer. Em teoria, realizá-lo ajuda a remover as células defeituosas.

Seria um passo para prevenir doenças neurodegenerativas e até câncer, além de elevar a expectativa de vida.

Outros benefícios

Ainda há uma série de outros benefícios, em estudos, como redução de processos inflamatórios, ajuda a reduzir a resistência à insulina, grande estímulo ao nosso metabolismo, aumento da disposição e da capacidade de concentração e foco mental.

Embora, possua todos estes benefícios, entre outros, essa dieta não é recomendada para todas as pessoas, e você saberá com detalhes as razões ao decorrer deste artigo.

Restrições para praticar o Jejum intermitente

Restrições para praticar o Jejum intermitente

Apesar de tantos benefícios, não é uma dieta que pode ser seguida por qualquer pessoa.

Existem certas restrições em relação à faixa etária e à saúde de cada indivíduo. Antes de tudo, saiba que é preciso consultar um profissional da saúde antes de iniciar o jejum intermitente, pois o profissional ou o médico, erá avaliar se você está em condição ou não.

Entre pessoas com restrição, estão:

• Grávidas

É totalmente contraindicado a gestantes, durante a gestação é necessário uma dieta equilibrada e não se pode fazer restrição alimentar neste período que demanda um grande aporte de nutrientes para o bebê se alimentar e desenvolver.

• Lactantes

Amamentação é responsável pela nutrição do bebê. E garante um crescimento saudável, nutricionistas e obstetras não recomendam o JI enquanto amamentam.

• Crianças, Adolescentes e idosos

Crianças e nem idosos tem necessidade são etapas delicadas da vida, em que é essencial estar bem nutrido para o corpo atingir todas as suas potencialidades.

• Diabéticos

Não devem fazer JI em hipótese alguma. Portadores de outras doenças crônicas também devem evitar a prática.

Esses grupos nem deveriam cogitar a ideia de praticar o Jejum Intermitente. Se você tiver alguma dúvida específica em relação a tais fatores, consulte um médico.

Jejum intermitente emagrece realmente?

Jejum intermitente emagrece realmente?

A resposta é um grande e feliz sim! O jejum intermitente promove o emagrecimento e a diminuição do BF, o famoso Body Fat, índice de gordura corporal.

Isso acontece de forma que o consumo calórico esteja em déficit. Ou seja, a quantidade de calorias ingeridas é inferior à necessária para manter o peso corporal.

E funciona tão bem que está se tornando cada vez mais procurado, visto que, requer pouca mudança de hábitos ao mesmo tempo que entrega resultados em pouco tempo.

Isso porque a maioria das pessoas conseguem manter o jejum intermitente em sua rotina sem maiores problemas.

Um exemplo bem simples é o método 16/8, nele após acordar, você corta o café da manhã e segue para o almoço normalmente.

Embora possa surgir um certo receio de início, mesmo que nosso corpo durante o dia não fique em repouso, nosso metabolismo se ajusta a este padrão, afinal muitas pessoas testificam que funciona muito bem e continuam praticando suas atividades diariamente.

E melhor do que isso, devido à prática de atividades físicas em conjunto com o Jejum, seu corpo tende a manter a massa muscular e perder o máximo de gordura possível, resultando em um visual mais esbelto e estético.

E é claro, o mais importante de tudo: um corpo mais saudável! A presença desse estilo de vida favorece o emagrecimento e a boa forma.

Jejum intermitente e o ganho de massa muscular

Jejum intermitente e o ganho de massa muscular

Existe uma grande corrente que aconselha os praticantes de musculação a se alimentarem a cada três horas, e que isso garante o ganho de massa muscular e impede a perda muscular.

A ideia de jejum intermitente pode fazer pensar que você irá apenas emagrecer, não é verdade?

Uma vez que, você passa muitas horas sem comer, seu corpo naturalmente começará a queimar a gordura corporal e até mesmo a massa muscular para obter energia.

Entretanto, muitos se esquecem de um grande fator determinante: o saldo calórico e a ingestão de macronutrientes.

Por mais que você passe até 18 horas sem comer, na janela de tempo onde você deverá se alimentar, é possível ingerir a quantidade de alimento necessária para ter o ganho de massa muscular.

Se você ingeria três mil calorias por dia e quantidades exatas de proteínas, nada disso necessariamente terá de mudar.

Por exemplo, se antes precisaria ingerir essa quantidade de calorias em 6 refeições, ao realizar o jejum intermitente você irá consumir a mesma quantidade de calorias em 2 ou 3 refeições.

Você poderá ingerir a quantidade que seu corpo precisa para aumentar a massa magra no seu período de alimentação — e ainda desfrutará dos benefícios do jejum intermitente na queima de gordura, que promoverá o aumento da definição muscular.

Para entender mais sobre Jejum Intermitente e Massa Muscular leia também:

O Jejum Intermitente pode Promover Hipertrofia?

André Ferrizzi – Um dos maiores Youtuber sobre o assunto no Brasil comenta a relação: Jejum intermitente x Massa magra

André Ferrizze - Corpo Fitness

“Nos primeiros dias o glicogênio e água estocados nos músculos vão embora, o que reduz as medidas corporais e pode passar a impressão de perda de massa magra.

Obviamente pouco da massa magra vai embora, estava com 40cm de braço antes do jejum, 39cm alguns dias depois e hoje com 38cm. Entretanto quando voltar a me alimentar o volume volta, principalmente pela memória muscular.”

“O foco agora é desintoxicação pela perda da gordura. A grande vantagem é a desintoxicação do organismo, tanto física quanto psicológica, sem contar que as gorduras que não iam embora estão indo rapidamente.

Comecei o jejum com intenção de 48 horas, mas como me adaptei e foi ficando fácil, continuei. A sensação de bem estar, calma e tranquilidade é algo muito bom durante o processo.”

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Como Praticar o Jejum Intermitente?

Como fazer a dieta do jejum intermitente

Pode até parecer simples, que é apenas fechar a boca por algumas horas e pronto! Você consegiu o seu objetivo assim tão facilmente!

Mas é claro que uma das primeiras ideais que pensamos, quando desejamos perder peso é comer com uma frequência menor do que de costume.

No entanto, não é tão simples assim! Se fosse muitas pessoas estariam felizes com o seu peso atualmente.

E não esqueça, é necessário que isso seja feito com cuidado para assim aproveitar todos os benefícios do jejum Intermitente e evitar possíveis prejuízos (principalmente se não é orientado por profissionais adequados).

Para começar esse método, antes de mais nada, você precisará checar se a saúde está ok! E que não há nenhuma contraindicação.

Para isso, consulte um médico e, se possível, faça acompanhamento com um nutricionista. Em certos casos, o próprio médico fara o acompanhamento da sua evolução.

O tipo de acompanhamento depende da sua preferência e objetivo que pretende alcançar de acordo com a sua saúde.

Confira alguns estilos mais comuns para realizar o Jejum Intermitente:

Dieta espartana, também conhecida como dieta do guerreiro

Essa modalidade de jejum intermitente funciona da seguinte maneira: durante o dia, você se alimenta apenas com vegetais e frutas.

Para os mais radicais, há somente a presença dos vegetais.

Durante o período da noite você fará uma refeição que cubra todas as suas necessidades energéticas.

E não é nem preciso dizer que os alimentos ingeridos precisam ser saudáveis, não é mesmo? Nada de industrializados, salgadinhos, alimentos gordurosos, frituras e etc.

Jejum intermitente 5 por 2

É bem simples: durante cinco dias da sua semana, você se alimentará normalmente. Entretanto, durante dois dos seus dias, você deverá fazer um baixo consumo calórico.

Essa variação no consumo alimentar pode variar de 500 a mil calorias, a depender dos seus objetivos.

Jejum de 12 por 12 — também conhecido como jejum de 12 horas

Pode ser indicado para os iniciantes, uma vez que o período sem se alimentar é menor.

Normalmente, a fome pode ser um pequeno problema, mas com o tempo seu corpo irá se acostumar.

Você terá 12 horas para comer tudo o que deve, e nas outras 12, deverá estar em jejum.

Jejum de 14 por 10 — conhecido como jejum de 14 horas

Segue a mesma lógica do jejum anterior. Não existe segredo! Basta passar 14 horas em jejum e usar a janela de 10 horas para se alimentar.

Jejum de 16 por 8 — também conhecido como jejum de 16 horas

Não existe segredo, nesse tipo de jejum. Funciona da seguinte forma: você separa uma janela no seu dia (janela significa um espaço de tempo) de 8 horas, onde irá se alimentar com tudo o que precisa, e, nas outras 16 horas, deve permanecer em jejum.

Durante o período sem se alimentar o seu corpo irá acelerar o metabolismo e iniciará o processo de queima dos estoques de gordura presentes no tecido adiposo.

Um ótimo benefício é que a sua disposição aumenta, pois quando o corpo passa horas sem a presença de alimento, entra em estado de alerta, aumentando o seu foco e a atenção.

Conheça o ebook Fique Sarado, baseado no Método 16/8, que gera resultados sensacionais. O Fique Sarado é excelente porque traz o passo a passo do JI.

Há também os protocolos de jejum intermitente para 24 horas, na qual você passaria um dia sem ingerir alimentos, apenas água. Ela pode ser feita alternando entre dias em jejum e dias se alimentando, durante a semana.

Existem protocolos mais longos, digamos assim, aonde você passa até 36 horas sem alimentar-se. Entretanto, lembre-se que poderão ocorrer efeitos colaterais devido à drástica diminuição dos níveis de glicose.

Novamente, mesmo períodos mais simples em jejum intermitente, é recomendável ter um acompanhamento adequado.

Quer mais detalhes sobre esses Métodos? Leia Também:

5 Maneiras Populares de Fazer o Jejum Intermitente

O que devo fazer agora?

Somente um profissional habilitado poderá te recomendar com exatidão o tipo de dieta de jejum intermitente que se encaixa nas suas vontades e possibilidades.

É importante não ultrapassar os limites de adaptação do próprio corpo, uma vez que isso pode trazer prejuízos à saúde, ao invés dos benefícios desejados. Tenha isso bem claro!

Seria interessante que você invista em alimentos que aumentem o seu nível de saciedade, o que irá ajudar a conter a fome que pode ser sentida no começo da dieta.

Com o tempo, seu corpo irá se acostumar e você se sentirá satisfeito, mesmo passando horas sem comer.

Além do mais, você pode começar com as dietas de jejum intermitente com protocolos mais curtos e ir evoluindo aos poucos, para não sofrer efeitos colaterais de uma mudança muito drástica nos hábitos alimentares.

Como sabemos, hoje a Internet está carregada de diversos materiais ou métodos milagrosos, praticamente mágicos, que prometem lhe deixar em forma em pouco tempo e sem muito esforço.

Afinal já deve ter ouvido falar daquela tal “pílula mágica” ou “suplemento” que tal pessoa famosa ou conhecido tomou e ganhou o corpo físico perfeito.

Outro detalhe, que sabemos e tornará mais fácil para alcançar sua meta, é que essa “pílula mágica” é um “faz de conta”.

O Jejum Intermitente é um método com objetivo de proporcionar o Bem-estar e Boa Forma Física. Alcançado com dedicação, trabalho e superação dos obstáculos encontrados pelo caminho.

E se hoje chegou ao final deste artigo é porque decidiu buscar por conhecimento para alcançar resultados verdadeiros e não fantasiosos.

Portanto, para começar essa jornada de sucesso, é extremamente indicado ter os melhores guias a respeito do assunto para lhe auxiliar como fazer corretamente.

Sendo assim iremos indicar os Melhores Guias de acordo com o seu objetivo dentro do Jejum Intermitente:

Se o Seu Objetivo é EMAGRECER, ganhar Boa Forma Física com Disposição e Saúde. O Programa: Desafio Emagrecimento Inteligente é o Melhor custo-benefício:

Desafio Emagrecimento Inteligente (Jejum Intermitente, Low Carb e Reeducação alimentar)

Imagem: Programa Desafio Emagrecimento Inteligente

O Método estimula a mudança para hábitos que favoreçam o emagrecimento permanente sem efeito sanfona.

Propõe Cardápios focados em eliminação de gordura, elaborado por nutricionistas especialistas. Aplicados a uma alimentação equilibrada seguindo princípios Low Carb e Protocolos de Jejum Intermitente para assim otimizar seus Resultados.

Destaca-se também, dentro do programa, os exercícios de 15 minutos para fazer em casa com elevada queima calórica e o Poderoso Suporte via Whatsapp para sanar todas as dúvidas.

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Para quem busca uma Mudança Completa em seu estilo de vida e hábito alimentar, com uma Alimentação Natural, Vegana ou Vegetariana aplicado ao Jejum Intermitente — o Programa Corpo Fitness é uma Ferramenta única sobre esse Tema:

Corpo Fitness — Jejum Intermitente e alimentação natural e saudável

Corpo Fitness -- Jejum Intermitente e alimentação natural e saudável

André Ferrizziescritor, coach e youtuber, mudou o seu corpo e hábitos alimentares após adotar, uma alimentação ovolactovegetariana e posteriormente vegana, aliada a prática do jejum intermitente.

O André não se alimenta de frituras nem industrializados e defende uma alimentação 100% natural e vegana para obter um corpo definido e saudável.

É que o resultado não aparece apenas com a alimentação, por isso André desenvolveu uma metodologia de atividades físicas para seguir em casa ou em conjunto com a academia.

Ele também mantém um canal no YouTube, com mais de 100.000 inscritos, aonde ajuda e dá muitas dicas sobre o tema, é autor do Livro/E-book Corpo Fitness, voltado para quem quer um corpo definido.

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Fique Sarado! O Guia completo para montar sua dieta

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Sem dúvidas o livro do Andy Morgan, Fique Sarado! O Guia completo para montar a sua dieta, é referência obrigatória sobre o assunto para quem pretende alcançar a forma física tão sonhada.

Andy é um coachig e personal trainer inglês, um dos mais respeitados em todo o mundo no que diz respeito a definição muscular e em dieta de jejum intermitente.

Seus livros já venderam milhares de cópias e possui milhares de seguidores e leitores por todo mundo que comprovam a eficácia do seu método.

No livro você aprende passo a passo como montar a sua dieta, como calcular os macronutrientes que precisa ingerir e se ajustar ao JI conforme for evoluindo na academia extraindo o máximo da estratégia.

É o manual definitivo de seguir o jejum intermitente para quem vai iniciar, treinar, obter mais conhecimento ou se especializar e usar essa estratégia em seus clientes.

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Dieta Intermitente

Esse artigo teve o objetivo de mostrar que obter o corpo definido ou a boa forma, principalmente de maneira saudável, é possível e extremamente viável.

Muitas pessoas se decepcionam, malhando todos os dias, usando vários suplementos e realizando dietas rigorosas sem obter o máximo resultado possível, pois não sabem ou não acreditam que é possível ter resultados impressionantes gerados pelo treinamento e orientações adequadas de especialistas no assunto.

Enfim, conhecimento nunca é demais, se deseja ter resultados ou mesmo aperfeiçoar os que já tem, você deve INVESTIR em adquirir CONHECIMENTO sobre o tema.

Fontes e referências

Já existem, na literatura científica, muitos estudos que abordam a questão do jejum intermitente. Muitos desses artigos que veremos não seguiram o mesmo objetivo de interesse dentro do conceito de jejum e, sendo, boa parte deles de caráter observacional.

Não é recomendável que o leitor se arrisque a seguir qualquer programa desse tipo depois de ler estes Artigos. Dito isso, estes são algumas das referências atualmente sobre o assunto:

Pesquisas científicas sendo feitas sobre o jejum intermitente:

Relação com o hormônio do crescimento (GH):

Estudos e pesquisas sobre a autofagia e em relação a restrição calórica e à longevidade:

Os efeitos da restrição alimentar no metabolismo energético:

Artigos com uma abordagem mais crítica e que aponta para certos benefícios quando o jejum é prudente:

JEJUM INTERMITENTE: O GUIA BÁSICO E COMPLETO PARA INICIANTES – 2018
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11 comentários em “JEJUM INTERMITENTE: O GUIA BÁSICO E COMPLETO PARA INICIANTES – 2018”

  1. Otimo artigo, tirou todas as minhas duvidas sobre o jejum intermitente, estou ansiosa para iniciar esse novo estilo de vida.
    Obrigada!!!

  2. Tenho duvidas quanto aos alimentos que posso consumir no JI.
    Legumes, verduras, proteinas magras, queijos (?), embutidos. O que comer quando tiver um desejo irresistivel de doce ?

    1. Dieta Intermitente

      Isso mesmo Silvia! Estes alimentos que você citou, são rico em proteínas e baixo teor de carboidrato (low carb), são alimentos muito saciantes para ajudar a manter o jejum! Sobre os doces há sugestões de receitas para doces em low-carb, no momento vamos ficar devendo uma matéria sobre este assunto ok? Grande Abraço!

    1. Dieta Intermitente

      Olá Irene! o ideal seria durante a janela de alimentação e não durante o jejum, bebidas alcoílicas, o álcool poderá prejudicar o seu progresso dependendo do seu objetivo, portanto tente evitar se não puder, opte pelo vinho seco sem adição de açúcar.

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