Vinagre de Maçã Emagrece e Ajuda a Perder Peso?

Imagem: O vinagre de Maçã Emagrece e Ajuda a Perder Peso?

Vinagre de Maçã Emagrece? Se Essa é a Sua Dúvida, então Leia este Artigo com Todos os Detalhes Importantes que Você Precisa Saber!

O vinagre de maçã tem sido usado na culinária há incontáveis anos. Além disso, muitas pessoas o consideram um tônico para saúde e remédio natural.

Afinal de contas, algumas pesquisas mostram que o vinagre de maçã traz muitos benefícios à saúde, como a redução dos níveis de açúcar no sangue, alívio da indigestão e diminuição do risco de várias doenças.

E além de, seus diversos usos potenciais, muitos ainda afirmam que o seu consumo ajuda emagrecer e favorece a perda de peso.

Então se você tem dúvidas, ou gostaria de saber, se adicionar vinagre de maçã à sua dieta pode ajudá-lo emagrecer, este é o lugar certo.

Este artigo irá revelar todos os detalhes, se de fato, o vinagre de maçã emagrece. E também fornecerá algumas dicas sobre como incorporá-lo em sua dieta.

» LEIA TAMBÉM: Dieta para Emagrecer em uma Semana 【Guia Definitivo 2019】

 

O que é o Vinagre de Maçã e para que Serve?

Imagem: O que é o Vinagre de Maçã e para que Serve?

O vinagre de maçã é um produto básico que possui diferentes usos domésticos e de beleza, que incluem limpeza, lavagem de cabelo, conservação de alimentos e melhoria da função da pele.

Ele também pode ser usado na culinária, em todos os tipos de receitas, incluindo molhos para saladas, sopas, molhos, bebidas quentes e muito mais.

O vinagre é feito em um processo de fermentação da maçã, aonde as maçãs são cortadas ou esmagadas e combinadas com fermento para converter seu açúcar em álcool (1).

Posteriormente, são adicionadas as bactérias para fermentar o álcool em ácido acético que é o principal componente ativo do vinagre de maçã.

O ácido acético constitui cerca de 5-6% de vinagre de maçã. É classificado como “ácido fraco”, mas ainda tem propriedades ácidas bastante fortes quando está concentrado.

Além do ácido acético, o vinagre contém água e traços de outros ácidos, vitaminas e minerais (2).

Uma colher de sopa (15 ml) de vinagre de maçã contém cerca de três calorias e praticamente nenhum carboidrato.

Certos estudos, em animais e humanos descobriram que o ácido acético presente no vinagre de maçã, pode promover a queima de gordura e perda de peso, diminuir os níveis de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar os níveis de colesterol (3, 4, 5, 6).

 

O Vinagre de Maçã Emagrece de Verdade?

Imagem: O Vinagre de Maçã Emagrece de Verdade?

Sobre o “vinagre de maçã emagrece“,  vários estudos mostram que o vinagre pode ajudar a perder peso e ainda reduz a gordura da barriga.

Isso visto que, o vinagre pode aumentar a saciedade, favorecendo um menor consumo de calorias, o que leva à perda de peso.

Alguns estudos sugerem, que se as pessoas tomarem o vinagre com uma refeição rica em carboidratos, elas terão uma maior sensação de saciedade e acabam ingerindo menos calorias pelo resto do dia (7 , 8).

Outro estudo, realizado com 175 pessoas obesas demonstrou que o consumo diário, de 1 ou 2 colheres de sopa (15-30 ml) do vinagre de maçã, levou à redução da gordura da barriga e perda de peso (9).

LEIA TAMBÉM:  O que Comer Antes do Treino?【Guia Completo】

Esses resultados, indicam que o vinagre de maçã tem efeitos impressionantes no peso, na gordura corporal e na diminuição dos triglicerídeos no sangue.

No entanto, tenha em mente que embora os resultados sejam encorajadores, o vinagre de maçã não opera milagres!

Para ver resultados rápidos e eficazes, você precisa combinar um estilo de vida saudável através de dieta equilibrada e prática de exercícios regulares.

Benefícios do Vinagre de Maçã para Perda de Peso

No geral, o vinagre de maçã é útil como um auxiliar na perda de peso, principalmente pela promoção da saciedade e redução dos níveis de açúcar no sangue e insulina.

Entretanto, de forma resumida o vinagre de maçã emagrece ou ajuda a promover a perda de peso de várias maneiras, entre elas:

  1. Reduz os níveis de açúcar no sangue.
  2. Diminui os níveis de insulina.
  3. Melhora o metabolismo.
  4. Reduz o armazenamento de gordura.
  5. Favorece a Queima de gordura.
  6. Suprime o apetite.

 

Outros Benefícios para Saúde

Imagem: Outros Benefícios para Saúde

Além de promover perda de peso e gordura, o vinagre de maçã tem vários outros benefícios para sua saúde:

  1. Reduz o açúcar no sangue e insulina: O vinagre de maçã tem demonstrado resultados significativos em relação a níveis mais baixos de açúcar no sangue, o que é bom não apenas para perder peso mas também para uma vida saudável (10, 11).
  2. Melhora a sensibilidade à insulina: Um estudo em pessoas com resistência à insulina ou diabetes tipo 2 descobriu que a adição de vinagre em uma refeição rica em carboidratos melhorou a sensibilidade à insulina em 34% (12).
  3. Reduz o açúcar no sangue em jejum: Em um estudo em pessoas com diabetes tipo 2, aqueles que tomaram vinagre de maçã com um lanche noturno com alto teor de proteína tiveram o dobro do açúcar no sangue em jejum do que aqueles que não o fizeram (13).
  4. Melhora os sintomas da SOP: Em um pequeno estudo de mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) que tomaram vinagre por 90-110 dias, 57% retomaram a ovulação, provavelmente devido à melhora da sensibilidade à insulina (14).
  5. Diminui os níveis de colesterol: Estudos em ratos e camundongos diabéticos e normais descobriram que o vinagre de maçã aumentou o colesterol HDL “bom”, também reduziu “mau” colesterol LDL e triglicérides (15 , 16, 17).
  6. Reduz a pressão arterial: Estudos em animais sugerem que o vinagre pode diminuir a pressão arterial, inibindo a enzima responsável pela contração dos vasos sanguíneos (18, 19).
  7. Mata bactérias e vírus nocivos: O vinagre combate bactérias que podem causar intoxicação alimentar, incluindo E. coli. Em um estudo, o vinagre reduziu o número de certas bactérias em 90% e alguns vírus em 95% (20, 21).

Efeitos Colaterais do Vinagre de Maçã

Imagem: Efeitos Colaterais do Vinagre de Maçã

Embora pequenas quantidades de vinagre de maçã, sejam geralmente, boas e saudáveis tomar muito pode ser prejudicial e até mesmo perigoso.

Há vários casos, aonde o uso de vinagre gerou alguns efeitos colaterais. Principalmente, quando empregado em grandes doses.

Entre alguns efeitos colaterais possíveis, vale destacar:

  1. Agravar os sintomas de gastroparesia: O vinagre de maçã pode reduzir a taxa de alimento que deixa o estômago e entra no trato digestivo. Isso pode piorar os sintomas de gastroparesia, uma condição comum em pessoas com diabetes tipo 1.
  2. Causar sintomas digestivos desagradáveis: O seu consumo pode ajudar a reduzir o apetite, mas também pode causar náuseas, especialmente quando consumido como parte de uma bebida (22).
  3. Níveis baixos de potássio e perda óssea: Há relato, sobre caso de baixos níveis de potássio e osteoporose, provavelmente causado pelo consumo excessivo de vinagre de maçã (23).
  4. Erosão do esmalte dentário: O ácido acético em vinagre pode enfraquecer o esmalte dentário e levar à perda de minerais e cáries dentárias (24).
  5. Queimaduras na Garganta: O consumo excessivo e frequente de vinagre tem o potencial de causar queimaduras esofágicas (garganta) (25).
  6. Queimaduras na pele: Devido à sua natureza ácida, o vinagre de maçã também pode causar queimaduras quando aplicado na pele (26).
  7. Interações Medicamentosas: Alguns medicamentos podem interagir com o vinagre de maçã, incluindo insulina, digoxina e certos diuréticos.
LEIA TAMBÉM:  O que Comer Antes do Treino?【Guia Completo】

 

Como usar o Vinagre de Maçã e adicioná-lo à sua Dieta

Imagem: Como usar o Vinagre de Maçã e adicioná-lo à sua Dieta

Existem algumas maneiras simples e seguras de incluir o vinagre de maçã em sua dieta.

Como por exemplo, usá-lo com azeite de oliva como molho de salada. Particularmente fica saboroso com verduras, pepinos e tomates.

Ele também pode ser simplesmente misturado com água e ser ingerido.

A quantidade de vinagre de maçã para emagrecer é de 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia, misturada com água e antes das refeições.

Não é recomendado tomar mais do que isso, devido aos efeitos potencialmente prejudiciais em dosagens mais altas.

Não tome mais de 1 colher de sopa (15 ml) por vez, porque tomar muito pode causar náuseas. Separe em dois intervalos durante o dia.

Lave a boca com água depois de tomar. Para evitar danos adicionais ao esmalte dos dentes, aguarde pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.

Não esqueça! É importante misturá-lo com água pois o vinagre não diluído pode queimar o interior da boca e o esôfago.

 

Conclusão – O Vinagre de Maçã Funciona?

Imagem: Conclusão - O Vinagre de Maçã Funciona?

O vinagre de maçã é um item doméstico extremamente versátil que tem uma tonelada de usos diferentes não relacionados à saúde.

Entretanto, também há evidências que, tomar uma quantidade moderada de vinagre de maçã pode estimular a perda de peso e proporcionar uma série de outros benefícios para a saúde.

Embora essas afirmações sobre perda de peso e todos os tipos de efeitos benéficos sobre a saúde encontre apoio pela ciência.

É necessário o mínimo de cuidado! Para que você não exagere e tome quantidades excessivas que resulte em efeitos colaterais.

O vinagre de maçã não possui um “efeito milagroso” como algumas pessoas parecem acreditar mas claramente tem alguns benefícios importantes especialmente para emagrecer e controlar o açúcar no sangue.

No final de contas, adotar um estilo de vida proveitosa através de uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis é fundamental para manter um peso ideal.

Não se esqueça, antes de realizar quaisquer mudanças em sua dieta ou modo de vida, consulte sempre o médico! Devido ao progresso das pesquisas, algumas informações podem se tornar desatualizadas.

E se gostou desse artigo, não deixe de compartilhar essas informações!

4.8
05